Passar para o Conteúdo Principal

Autarquia distinguiu personalidades e entidades cerveirenses

Img 9941111 1 980 2500
2015/10/02

Vila Nova de Cerveira assinalou, esta quinta-feira, 01 de outubro, o Dia do Município com um conjunto de atividades que refletiu o conceito de cidadania ativa. Uma sessão solene com a distinção de individualidades e entidades cerveirenses que se notabilizaram, deu início ao programa comemorativo.

Depois do hastear solene das bandeiras com participação do Coro Polifónico de Vila Nova de Cerveira, do Coro Infanto-juvenil e da Proteção Civil, a Câmara e Assembleia Municipais celebraram o passado com oportunidades de futuro com a atribuição de Menções Honrosas e Medalhas de Mérito Municipais, reconhecendo o trabalho desenvolvido em prol de Vila Nova de Cerveira.

Na abertura da sessão solene nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira recordou que os 694 anos da atribuição do Foral a Vila Nova de Cerveira pelo Rei D. Dinis jamais pode ser esquecida, pela importância histórica das origens, com impacto no presente e futuro. Aos presentes no Salão Nobre, Fernando Nogueira deixou ainda uma reflexão sobre um possível ajustamento das comemorações desta efeméride: “O Dia do Município será sempre o dia 01 de outubro, mas devemos repensar se o programa comemorativo não deveria acontecer no domingo seguinte, de forma a possibilitar a participação de mais cerveirenses que gostavam de estar presentes mas, que por força de trabalho noutras localidades, não lhes é possível”.

O presidente da Assembleia Municipal lembrou as qualidades de liderança do reinado de D. Dinis e o seu impulso no desenvolvimento das Artes, realçando ser um exemplo a seguir: “Todos nós – Câmara, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesias, empresas, escolas, associações, instituições, cidadãos… – somos entidades construtoras de futuro. Do nosso rei fundador devemos reter o simbolismo da sua inteligência prática, da sua capacidade de valorizar recursos, da sua atenção pelos mais fracos, pelos mais necessitados, pelos que, sobretudo em momentos difíceis, precisam mais da nossa atenção e da nossa solidariedade”, enfatizou Vitor Silva.

Nesta cerimónia foram agraciados pelo Município com a Menção Honrosa duas associações ligadas à preservação e proteção florestal – a Associação de Defesa do Património Florestal/Unidade Local de Covas e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira – pela bravura e préstimo dos seus serviços no combate aos incêndios do passado mês de agosto; dois jovens cerveirenses pelo percurso de sucesso na área da investigação científica e pelo incentivo às jovens gerações – Hélder Cardoso Cruz e Olga Sofia Afonso; e o Cerveira Barril Team pelo empreendedorismo, inovação e contributo na divulgação da imagem do Município ao participar no Red Bull Flugtag – O Dia das Asas”, alcançando o primeiro lugar.

A Associação Desportiva de Campos, no ano que comemora o 40º aniversário, foi agraciada com a Medalha Municipal de Mérito Desportivo – Grau Ouro, em reconhecimento do contributo na dinamização associativa e desportiva; o Centro Social e Paroquial de Gondarém, a celebrar 75 anos de existência, foi distinguido com a Medalha Municipal de Mérito Social – Grau Ouro, pelo trabalho na área da proteção social; o percurso jornalístico e promoção informativa do concelho levada a cabo pelo Jornal Cerveira Nova ao longo de 45 anos desde a sua fundação mereceu-lhe a entrega da Medalha Municipal de Mérito Jornalístico – Grau Ouro; e pela preservação dos valores etnográficos e culturais na dinamização do folclore foi atribuída a Medalha Municipal de Mérito Cultural – Grau Ouro ao Rancho Folclórico e Etnográfico de Reboreda, no ano em que assinala o seu 40º aniversário.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem