Passar para o Conteúdo Principal

Catálogo On-line do Arquivo: do formato físico para o virtual

Foto gil 1 980 2500
2015/10/05

Acompanhando os benefícios da evolução tecnológica na preservação documental, o Arquivo Municipal de Vila Nova de Cerveira dispõe, desde o passado dia 01 de outubro, de um Catálogo On-Line que proporciona uma maior facilidade no acesso à informação, conferindo-lhe visibilidade para o exterior.

Emblemático quer pela história quer pela antiguidade, quem ainda não conhece o Foral de Vila Nova de Cerveira outorgado pelo Rei D. Manuel a 20 de outubro de 1512, terá agora uma oportunidade de ‘contactar’ com este documento à distância de um click. Mas também alguma documentação da própria Câmara Municipal (1512 -...), da Administração do Concelho (1835 – 1973), Alfandega de Vila Nova de Cerveira (1769-1778), Corregedor da Comarca de Vila Nova de Cerveira (1707-1794), Provedoria do Concelho (1829-1836), entre outros.

A consulta do Catálogo On-Line em http://arquivo.cm-vncerveira.pt conta já com 21 fundos arquivísticos disponíveis e mais de 15 mil imagens digitalizadas dos mais diversos documentos e períodos históricos.

Aproveitando a oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal deixou um desafio às Juntas de Freguesia e instituições do concelho para depositarem o seu espólio no Arquivo Municipal. Mantendo a propriedade sobre os documentos, “esta ação visa preservar documentos de valor incalculável para a história e identidade cerveirenses, colocando-os num único e apropriado espaço, com a vantagem de serem consultados e divulgados, ao invés de ficarem fechados numa gaveta ou encostados numa prateleira”.

Com um edifício arquitetonicamente moderno, o Arquivo Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Catálogo On-Line, disponibiliza agora um mecanismo virtual para o conhecimento da história deste concelho ligando o passado e o presente, com impacto no futuro.