Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira vai acolher 5º Encontro do projeto Europeu ResiliEurope em setembro de 2022

Resilieurope 1 980 2500
2021/11/13

Cerveira marcou presença no segundo encontro do projeto europeu “ResiliEurope - European Citizens, Islands, Territories and Resilience”, financiado pelo programa “Europe for Citizens” que terminou hoje na Ilha da Córsega, em França. Serão realizados mais quatro fóruns de debate e trabalho, num total de seis, em que o quinto terá lugar em Vila Nova de Cerveira em setembro de 2022.

Este programa do qual Vila Nova de Cerveira é uma das 19 regiões europeias participantes, integra representantes de diferentes contextos territoriais europeus desde o extremo Norte da Europa ao Mediterrâneo, ao Atlântico e ilhas. Tem por objetivo a promoção da solidariedade e compreensão recíproca dos diferentes modelos territoriais, diversas economias e particularidades, procurando encontrar uma resposta comunitária e a partilha comum dos valores fundadores da comunidade europeia, particularmente em contexto pandémico. Pretendem-se construir pontes de cooperação nas soluções entre territórios europeus de pequena dimensão que lutam com os mesmos desafios. É visado o empoderamento das autoridades locais e das associações de cidadãos, com o objetivo de debater e promover a coesão territorial da União Europeia, assente em princípios de resiliência e solidariedade entre todos.

A representar a Vila de Cerveira esteve Bruno Quintas que na sua intervenção fez questão de referir que “em Cerveira fortalecemos a ponte com Espanha, materializada também na Eurocidade conjuntamente com Tomiño. Sabemos bem a importância da cooperação no desenvolvimento e no contexto da resiliência”. Bruno Quintas referiu ainda que revê alguns problemas em discussão como comuns a Cerveira. Desde logo as questões relativas com a pesca, a economia local, o envelhecimento da população e a dificuldade na fixação de jovens.