Aviso aos proprietários de terrenos: Trabalhos de corte de árvores e limpeza de mato em oito freguesias

2021/11/24

Dando cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, a E-REDES - Distribuição de Eletricidade, S.A. vai avançar, em breve, com ações de gestão de combustível no concelho de Vila Nova de Cerveira. Os trabalhos visam a limpeza do mato, a desramação de árvores cujos ramos estejam próximos dos condutores e o corte de árvores, em oito freguesias previamente identificadas (Loivo, União das freguesias de Candemil e Gondar, Cornes, União das freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, União das freguesias de Reboreda e Nogueira, União das freguesias de Campos e Vila Meã, Sopo, Gondarém).

O objetivo é concretizar as medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra-Incêndios e do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios – PMDFCI – do Concelho e que integram a Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível, para o ano 2022.

Desta forma, serão efetuados trabalhos na faixa correspondente à projeção vertical dos cabos condutores exteriores acrescidos de uma faixa de largura não inferior a 10m ou 7m para cada um dos lados, mediante tratar-se de linhas de Alta ou Média Tensão. Considerando a situação excecional decorrente dos incêndios de 2017, a E-REDES - Distribuição de Eletricidade, S.A. poderá ainda proceder ao corte das árvores que, embora estejam fora da faixa de proteção, apresentem risco de queda para cima das respetivas linhas.

O proprietário, o seu representante ou o administrador da propriedade poderá acompanhar os trabalhos e deverá proceder à imediata remoção dos materiais resultantes das ações de gestão de combustível, informando as entidades envolvidas. Caso os materiais não sejam imediatamente recolhidos pelos proprietários, a E-REDES - Energia, S.A. tem liberdade para, no imediato, os destroçar no local ou decidir pelo depósito em locais a definir posteriormente, uma vez que legalmente está interdita a acumulação no local de intervenção.

Toda a informação mais detalhada sobre os locais e datas da intervenção poderá ser obtida através dos seguintes contactos: FLOPONOR (prestador de serviços), com o telefone 271 813 324 ou via email para geral@floponor.pt; E-REDES, entidade responsável pela infraestrutura, através do número de telemóvel 961 048 590 ou por correio eletrónico para dgv.geral@e-redes.pt; ou ainda para o Município de Vila Nova de Cerveira, com o telefone 251 708 020 e email geral@cm-vncerveira.pt

E Redes Mapa de intervenção