Meia centena de equipas inscritas na emblemática classificativa de automobilismo

2021/12/15

Tudo a postos para Vila Nova de Cerveira receber, este domingo, 19 de dezembro, o regresso do Rali de Cerveira, após quatro anos de interrupção. No total, 54 equipas, portuguesas e espanholas, vão participar naquela que é a última prova do Campeonato Norte de Ralis (CNR), percorrendo os troços Gondarém – Vilar de Mouros – Covas e Mentrestido – Gondar – Covas. A logística do evento, em especial ao nível de segurança, obriga ao corte/condicionamento de várias estradas do concelho.

O número duplicado de equipas inscritas nesta edição 2021, comparativamente à última realizada em 2016, demonstra o quanto esta grande prova de automobilismo era desejada, fruto de uma célere parceria entre a CAMI Motorsport e o Município de Vila Nova de Cerveira. “É com muito orgulho que, cumprindo o compromisso eleitoral, retomamos esta tradição do automobilismo motorizado que se tinha perdido nos últimos anos no nosso concelho. Temos, quer ao nível de estruturas quer das caraterísticas das classificativas, excelentes condições para acolher esta prova tão emblemática, conferindo-lhe qualidade e prestígio. Não fazia sentido não a promover no nosso território. O seu regresso será, certamente, um marco para voltarmos a ter uma Cerveira Viva e o início de muitas provas futuras que esperamos ter o privilégio de acolher” salienta o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira.

Entre os participantes, o destaque vai para a participação do pluricampeão Fernando Peres, um dos maiores e mais consagrados pilotos de todos os tempos dos ralis em Portugal.

A marcar o encerramento da temporada, o Rali de Cerveira arranca às 10h30 e conta com seis provas, três na emblemática classificativa Gondarém - Vilar de Mouros - Covas ao longo de 12.99kms (PE1: 10h31; PE3: 12h46; PE5: 15h01) e outras três em Mentrestido – Gondar - Covas, 8kms (PE2: 11h06; PE4: 13h21; PE6: 15:36). A consagração dos vencedores e entrega de respetivos prémios está prevista para as 16h30 na Central de Camionagem de Cerveira.

De forma a manter a segurança da prova, a organização elaborou um guia do Rali de Cerveira ( https://www.ralisonline.net/guiadoralidecerveira.pdf ), no qual estão sinalizadas quatro zonas de espetáculo para que o público possa desfrutar deste espetáculo de automobilismo em total segurança.

TRÂNSITO CORTADO/CONDICIONADO ENTRE AS 09H00 E AS 17H00

Não obstante, a realização de um evento desta dimensão também acarreta um conjunto de medidas de segurança no que diz respeito à normal circulação de trânsito e que obriga ao corte/condicionamento de várias estradas do concelho.

Assim, no domingo, entre as 09h00 e as 17h00, estarão cortadas as seguintes estradas:

• Estrada Florestal Calvário (Gondarém)/Central de France
  • EM 517 Sopo/France/Vilar de Mouros
  • EN 301 Vilar de Mouros/Covas
  • Mentrestido e Gondar (Rua Sra. Ajuda, Largo da Cheira, Rua de Pombeiras)
  • EM 1030 Gondar/Sobreiro (Antiga EN 302)
  • Antiga EN 302 Gondar/Covas

Apesar de não sofrer corte de trânsito, devido à passagem de ligação dos concorrentes do rali, as seguintes estradas vão ter algum condicionamento:

• EN 301 Covas/São Martinho de Coura/Mentrestido
  • EM 516 Covas/Vila Nova de Cerveira.

Perante estas restrições, é previsível o registo de um maior fluxo de trânsito noutras estradas complementares, solicitando-se um redobrar de atenção por parte dos utilizadores. Todos os cortes e direções estarão devidamente sinalizados pela GNR e entidades autorizadas pela organização da prova.

Pedindo desculpa pelos incómodos causados, o Município de Vila Nova de Cerveira agradece a compreensão e colaboração de todos em prol do sucesso do evento.