AECT Rio Minho aprova plano de atividades e orçamento para 2022

2021/12/21

Esta segunda-feira na sede do AECT Rio Minho, em Valença, foi aprovado, em Assembleia Geral, o Plano de Atividades e Orçamento para 2022, com o investimento global de cerca de 400.000 euros, em parte cofinanciado pelo Programa Interreg.

A execução do exercício de 2021 foi novamente marcado pela crise pandémica COVID 19, e consequente novo encerramento das fronteiras entre Portugal e Espanha (entre 31 de janeiro e 1 de maio), o que provocou o cancelamento ou adiamento de algumas ações. Como resultado, o Plano de Atividades e Orçamento para 2022 do AECT Rio Minho, têm como principal prioridade acelerar a conclusão do projeto REDE_Lab_Minho, cofinanciado pelo Programa Interreg V-A, e a implementação do projeto Livhes, cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe.

No âmbito do projeto Rede_Lab_Minho, em 2022, o AECT Rio Minho pretende reforçar o trabalho em rede com as dinâmicas locais de cooperação transfronteiriça, com destaque para o desenvolvimento de processos de construção das “Agendas Urbanas do Rio Minho Transfronteiriço”, e para a criação e dinamização do “Observatório de Dinâmicas Transfronteiriças do Rio Minho Transfronteiriço”. Já no âmbito do projeto Livhes, serão desenvolvidas estratégias de gestão e valorização do Património Cultural Imaterial para o território, designadamente a criação de um espaço-piloto onde se reunirão os exemplos recolhidos de preservação do Património Cultural Imaterial do Rio Minho transfronteiriço.

Ainda no âmbito de projetos cofinanciados pelo Interreg V-A e concluídos em 2021, em parceria com as Eurocidades Cerveira-Tomiño, Tui-Valença e Monção-Salvaterra de Miño, o AECT Rio Minho em 2022 irá promover a entrada em operação e gestão do “Sistema de Bike Sharing do Rio Minho Transfronteiriço – e-bike Rio Minho”, sistema constituído por 46 bicicletas elétricas com GPS incorporado e 9 estações de parqueamento virtual e/ou físico e dar continuidade ao processo de planeamento estratégico “Estratégia Rio Minho 2030”, defendendo a criação de uma Intervenção Territorial Integrada Transfronteiriça – ITI – junto das entidades europeias, nacionais e regionais responsáveis pelo desenho dos programas de apoio à cooperação transfronteiriça para o período 2021-2027; destaque também para as ações de preservação e valorização do Rio Minho através da manutenção do projeto Visit Rio Minho, designadamente a consolidação da marca Rio Minho e da estruturação da rede de percursos verdes transfronteiriços. As ações de promoção que visem a eliminação de obstáculos à cooperação transfronteiriça serão também prioritárias para o AECT Rio Minho, designadamente ao nível dos transportes, da gestão da rede natura 2000 e da prestação de serviços de saúde.

Na reunião da Assembleia Geral, Rui Teixeira, Diretor do AECT Rio Minho apresentou o Plano de Atividades e destacou “o papel marcante do AECT Rio Minho na mitigação do impacto negativo gerado pela crise pandémica e consequente encerramento das fronteiras”. Por sua vez, Uxío Benítez, Vice-diretor do AECT Rio Minho, referiu “a importância em articular candidaturas transfronteiriças ao novo quadro de financiamento do programa Interreg”.

Constituído em 2018, o AECT Rio Minho tem como sócios a CIM Alto Minho e a Deputación de Pontevedra e abrange 26 concelhos: os 10 municípios que compõe a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra, com ligação ao Rio Minho.