XVI Fórum Nacional de Apicultura reúne centenas de apicultores

2015/10/21

Ao longo de três dias, entre 20 e 22 novembro, Vila Nova de Cerveira volta a receber um evento focado na excelência do mel, mas este ano de âmbito nacional. Além de workshops, palestras, mostra/venda de produtos, o XVI Fórum Nacional de Apicultura integra, pela primeira vez, a vertente gastronómica associada à confeção de pratos com este produto. Inscrições já estão a decorrer em www.fnap.pt

Organizado pela APIMIL - Associação de Apicultores entre o Minho e Lima, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a chancela da FNAP - Federação Portuguesa de Apicultores de Portugal, o programa da XIV Feira Nacional do Mel e XVI Fórum Nacional de Apicultura contempla ações de formação/workshop abrangendo diversos temas, palestras, uma área dedicada à promoção/venda de produtos apícolas nacionais e estrangeiros, e ainda uma vertente pedagógica e expositiva.

De grande relevância para a apicultura nacional, a realização deste certame coloca Portugal na rota dos principais eventos apícolas internacionais. As condições naturais existentes e a importância histórica e económica da apicultura na região do Minho foram os fatores preponderantes na atração deste Fórum Nacional de Apicultura para Vila Nova de Cerveira.

A expetativa da organização é atingir os 400 inscritos para os três dias da principal mostra da variedade e qualidade dos produtos de apicultura ao nível nacional, constituindo-se como a oportunidade ideal para produtores e organizações divulgarem os seus produtos junto de consumidores e dos principais operadores do mercado nacional e europeu do mel, bem como contactar com empresas fornecedoras de fatores de produção a operar na fileira apícola.

E porque, a cada dia que passa, o mel é considerado uma preciosidade da gastronomia, este Fórum Nacional de Apicultura assume um compromisso com o curso de Hotelaria da ETAP de Vila Praia de Âncora para uma demonstração de confeção de pratos com mel. Aveludado e aromático, a solicitação de mel cada vez mais específico ocorre porque uma das funções da alta gastronomia é elevar a qualidade dos produtos.

O evento, que decorre no Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira, tem as inscrições abertas junto da APIMIL e em www.fnap.pt