Centro Associativo de Covas inaugurado este sábado

2015/10/22

A freguesia de Covas vai contar, a partir de amanhã, com um novo espaço de apoio às coletividades e população local. O Centro Associativo de Covas (CAC) abre portas acolhendo a Unidade Local de Covas e o Grupo de Bombos Divino Salvador. Cerimónia da bênção do edifício está agendada para as 15h00, deste sábado, 24 de outubro.

Localizado em pleno centro da freguesia, o edifício que outrora albergou a sede da Junta, do Posto Médico e dos Correios foi transformado num moderno espaço voltado para o serviço associativo, de forma a promover a dinamização património-cultural e a preservação da identidade da freguesia. Orçada em cerca de 95 mil euros, a obra de readaptação do edifício foi alvo de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao anúncio de Equipamentos da Coesão Local da Bolsa de Overbooking do ON.2, obtendo comparticipação do FEDER.

O edil cerveirense explica que este equipamento enriquece Covas ao conferir condições dignas de trabalho às coletividades que vão fazer daquele espaço a sua nova casa. “O movimento associativo é uma mais-valia no desenvolvimento da sociedade ao refletir o comportamento social dominante nas próprias comunidades. Assente em princípios de cooperação, integração e solidariedade, torna-se fundamental apoiar as associações”, realça Fernando Nogueira.

O presidente da Junta de Freguesia de Covas, Rui Esteves, enaltece a concretização de um anseio antigo que, “além de revitalizar um edifício em avançado estado de degradação, vem colmatar uma lacuna ao nível de instalações há muito solicitadas por estas duas coletividades que desempenham um papel ativo no desenvolvimento desta localidade”.

As duas primeiras coletividades a ocupar o Centro Associativo de Covas são a Associação de Defesa do Património Florestal – Unidade Local de Covas e o Grupo de Bombos do Divino Salvador de Covas, existindo ainda possibilidade para acolher novas associações que possam vir a constituir-se.

Recorde-se que a ULC é uma iniciativa pioneira e única no distrito de Viana do Castelo criada em 2010 pela Junta de Freguesia, mas que entretanto deu lugar a uma associação, com personalidade jurídica. Trata-se de uma equipa de voluntários para apoio a ações de proteção civil, destacando-se entre as diversas funções, a defesa da floresta contra incêndios, apoiando na primeira intervenção, nas ações de rescaldo e vigilância, tendo em conta que a freguesia situa-se a 15 quilómetros da sede do concelho. Já o Grupo de Bombos do Divino Salvador de Covas têm desempenhado um papel importante na divulgação e preservação dos usos e costumes, particularmente etnográficos da freguesia de Covas, nas suas várias atuações no país e na Galiza.

Para além destas duas salas, o CAC dispõe ainda de mais uma sala, de um espaço polivalente, de balneários, camaratas e duas garagens para apoio ao serviço prestado pela ULC.

A cerimónia de inauguração do Centro Associativo de Covas está agendada para este sábado, 24 de outubro pelas 15h00.