Autarquia assinala Dia Mundial da Rádio e Dia dos Namorados com emissão de 8h em pleno centro histórico

2022/02/11

Vila Nova de Cerveira comemora, na segunda-feira, 14 de fevereiro, o Dia Mundial da Rádio, com uma emissão de oito horas ao vivo da Rádio Cultural de Cerveira – RCC, através de um estúdio instalado em pleno centro histórico. A programação diversificada e minuciosamente preparada para este dia, pretende celebrar a efeméride junto das pessoas, em estreita interação. A esta celebração junta-se ainda o Dia dos Namorados, com a promoção de um passatempo carimbado pela Câmara Municipal e a RCC, no qual se oferecem um almoço ou jantar a três casais que deixem a mensagem mais carinhosa à sua cara-metade.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, esta ação radiofónica ‘fora de portas’ visa “reconhecer o trabalho diário de proximidade que a RCC dinamiza, permitindo aos ouvintes ter uma experiência única de contactar com os locutores e com a rotina diária da emissão”. Rui Teixeira sublinha que “a rádio continua a ser um meio de comunicação social bastante útil para a população, como ferramenta de informação, de promoção cultural ou de alerta para casos de emergência social, como o foi e é em período Covid-19, uma plataforma para divulgar factos e histórias, sendo o imediato, o ‘na hora’, uma das suas características mais positivas. Além do mais, é preciso enaltecer a função de aproximação da RCC aos Cerveirenses, sobretudo àqueles que se encontram longe em quilómetros, mas que mantêm Cerveira no coração: os nossos emigrantes”.

A emissão ao vivo arranca às 08h00 com o tradicional e divertido programa do ‘Pifas’ que, ao longo de duas horas, promete contagiar os ouvintes com a sua boa disposição e seleção musical. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, dá o mote ao ciclo de entrevistas em direto (10h30), seguindo-se a intervenção da Curadora Helena Mendes Pereira, que vai abordar a temática da Bienal Internacional de Arte de Cerveira (13h40), e a partilha de uma história de amor de um casal cerveirense, com uma vida em comum de décadas, com forma de assinalar o Dia dos Namorados (14h30).

Entre as rubricas habituais da Rádio Cultural de Cerveira, destaque para o ‘Espaço Saúde’ (11h05), a ‘Porta XIII’ com a escritora cerveirense Adelaide Graça (11h30, as ‘Conversas à Beira Minho’ com Paula Freire (11h50), o ‘Correio das 14h00’, havendo a possibilidade de pedido de músicas durante o direto. Ao longo do dia estão previstas atuações musicais ao vivo, tendo como convidados a Tuna da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira, os Cavaquinhos de Lovelhe e o cantor Pedro Correia.

Já na reta final da emissão ao vivo, entre as 15h00 e as 16h00, as atenções centram-se numa simulação de ‘Relato Desportivo’ com alguns jovens atletas de Vila Nova de Cerveira, proporcionando a experiência de viver o momento de euforia do outro lado do microfone. E, sem esquecer o Dia dos Namorados, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Rádio Cultural de Cerveira vão oferecer um almoço ou jantar a três casais que, ao vivo, façam a declaração mais amorosa à sua cara metade.

De sublinhar que o Dia Mundial da Rádio se celebra, anualmente a 13 de fevereiro, porque foi neste dia que, em 1946, a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países. Como este ano, o dia 13 de fevereiro é um domingo, a Rádio Cultural de Cerveira decidiu assinalar a efeméride no dia seguinte, de forma a oferecer uma programação mais diversificada, uma vez que as tardes de domingos são dedicadas exclusivamente à transmissão dos jogos de futebol distrital, com relatos e comentários. Assim, na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, esteja atento à emissão ao vivo da Rádio Cultural de Cerveira, em pleno centro histórico, e se tiver oportunidade faça uma visita in loco para contactar com os rostos que se escondem por detrás daquelas vozes que todos os dias lhe fazem companhia nos 93.6FM.