Formação 'Transmedia e storytelling no setor cultural': inscrições abertas

2022/02/16

João Miguel Lopes e Soraia Ferreira são os formadores convidados da última ação de formação digital de 2022, que pretende capacitar os profissionais do setor da cultura e o público em geral, de estratégias de mediação e comunicação com os públicos.

Atualmente, as pessoas procuram nas marcas, temáticas e conteúdos que façam o paralelismo com as suas histórias de vida e histórias de natureza social. Este desafio tem gerado um novo paradigma de comunicação, onde as marcas se tentam humanizar e promover experiências mais impactantes junto dos seus públicos e as instituições culturais não são exceção.

Neste contexto, nasce a estratégia de narrativa transmedia e storytelling no processo de comunicação de marcas e entidades. Nesta sessão será, assim, abordado como é possível trabalhar uma mensagem com base em valores e traços humanos, tirando partido dos meios e plataformas (off e online).

A participação é gratuita e limitada e encontra-se sujeita a inscrição até ao dia 9 de março. A sessão terá um total de 6 horas (10h00-13h00, 14h00-17h00) e a certificação será outorgada pela FBAC.

De referir que esta iniciativa é promovida no âmbito da candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo” (2020 – 2021 – Apoio Sustentado – Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Programa:

• O conceito e estratégia de Storytelling e Transmedia (TS)
  • Como usar a estratégia de Storytelling e Transmedia na comunicação de marcas – branded content
  • Elementos para a construção de uma narrativa: tema, personagens, mundo narrativo, estrutura narrativa
  • Apresentação de casos práticos

Biografias formadores:

João Miguel Lopes

Acumula 20 anos de experiência como consultor em agências de marketing e comunicação, desenvolvendo de projetos de ativação de marcas no meio digital online.

Docente em Mestrados e Pós-Graduações na Universidade de Aveiro, Universidade Portucalense, no IPAM e IADE, nas áreas de Marketing Digital, Digital Branding, Content Marketing e Transmedia Storytelling.

Participou com temáticas nas áreas de Marketing Digital, Social Media Marketing e Transmedia Storytelling nos livros: "Marketing a Preto e Branco", "Marketing Digital 360", "Vídeo Marketing" e “Marketing de Alimentos para iniciantes”.

Soraia Ferreira

É consultora e formadora na Yellow Pictures nas áreas de comunicação e transmedia storytelling e docente no Mestrado de Multimédia da Universidade do Porto, lecionando transmedia storytelling, narrativas interativas e documentário.

É nesta mesma área que também é docente no Mestrado Europeu em Realização e Produção para Cinema – Kino Eyes na Baltic Film, na Media and Communication School da Universidade Lusófona de Lisboa.

É Doutorada com distinção em Media Digitais – Especialização Criação de Audiovisual e Criação de Conteúdos Interativos, pela Universidade do Porto. Com um Mestrado em Estudos Cinematográficos pela Universidade Lusófona de Lisboa, é ainda licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica do Porto.

Iniciou a sua carreira em Los Angeles, onde trabalhou como colaboradora direta da Presidente da empresa distribuidora Hyde Park International.

Desde 2003, tem produzido, de forma independente, curtas-metragens em Los Angeles, Porto e Lisboa.