Presidente da Câmara Municipal felicita jovem cerveirense eleita 'Melhor Jovem Chef do Minho'

2022/02/15

A jovem Cerveirense Beatriz Coelho, aluna da ETAP – Escola Profissional, eleita a grande vencedora da 4.ª Edição do Minho Young Chef Awards (MYCA), foi recebida, esta segunda-feira, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, que a congratulou por “este distinto reconhecimento”, deixando votos de “uma carreira de sucesso numa área em grande evolução como é a da gastronomia”. “É um grande orgulho premiar jovens com espírito de iniciativa e o desafio deste executivo é encontrar soluções para valorizar a nossa juventude. A Câmara Municipal está sempre disposta a apoiar quem tem objetivos traçados e não desistem até os concretizar”, referiu o autarca. Para perpetuar este ato simbólico da autarquia, Rui Teixeira ofereceu a medalha-brasão do Município.

Natural da Freguesia de Gondarém, Beatriz Coelho, de 17 anos, frequenta o terceiro ano do curso profissional de Técnico de Cozinha e Pastelaria da ETAP de Vila Praia de Âncora. Assegura que “o sonho é trabalhar na área, em Portugal ou até tentar uma carreira de chef no estrangeiro”. Para complementar a área formativa decidiu participar no concurso Minho Young Chef Awards, que decorreu entre os dias 08 e 10 de fevereiro, no Multiusos de Guimarães, e no qual conquistou o título de Melhor Jovem Chef do Minho. Após esta grande conquista, o desafio seguinte é representar a região no European Young Chef Awards, que terá lugar na Noruega.

Perante um recorde de participação de 23 alunos, de 10 escolas, das três Comunidades Intermunicipais que compõe o Consórcio Minho Inovação, a edição desde ano do Minho Young Chef Awards (MYCA) contou com as categorias de cozinha, pastelaria — que foi uma estreia —, e ainda sala e bar. O objetivo do concurso é dar a conhecer os jovens talentos da gastronomia em Portugal.

Depois de dois dias de provas e eliminatórias, a grande final distinguiu os Jovens Chefs eleitos nas categorias de Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar, sendo atribuído o maior galardão, de Melhor Jovem Chef do Minho, à cerveirense Beatriz Coelho.