Limpeza da Praia da Lenta e área envolvente

2015/10/27

Uma extensão de 2.300 metros pela margem ribeirinha, entre a Ponte da Amizade e a Praia da Lenta, está a ser alvo de uma profunda ação de limpeza, que já não era realizada há mais de 20 anos. A intervenção permitirá sobressair um espaço natural espelhado sobre o rio Minho até aqui recôndito e inacessível pela densa vegetação.

A ação, da responsabilidade da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe em coordenação com algumas entidades responsáveis como a Polícia Marítima e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, consiste na desmatação, no corte e remoção de árvores infestantes, como austrálias e mimosas. A intervenção, que arrancou em setembro, deve prolongar-se por mais alguns meses, dada a complexidade nos acessos e na quantidade de vegetação.

O edil cerveirense destaca o excelente trabalho desenvolvido em prol da potenciação da mais-valia que aquela área representa para o turismo de natureza e pesca desportiva do Concelho. Fernando Nogueira explica que existe ali um espaço verde magnífico que, após concluído este processo, será um novo ponto atrativo a ser descoberto, dadas as novas condições para usufruto e lazer.

O presidente da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, Constantino Costa, sublinha uma intervenção de cariz ambiental-paisagístico que já não se fazia há algumas décadas e que vai permitir sobressair uma outra paisagem sobre o rio Minho e toda a sua envolvente até aqui escondida pela vegetação densa.

A madeira retirada ao longo dos 2.300m da área definida está a ser distribuída pelos residentes da União de Freguesias com mais carências, bem como por várias IPSS’s e associações, de forma a colmatar algumas necessidades ao nível de aquecimento para a época de inverno.

Este trabalho dá sequência à limpeza geral da Ecopista do Rio Minho, ao longo de toda a frente ribeirinha, encetada pela autarquia cerveirense no final de 2014 e inícios de 2015. O intuito foi o de tornar o percurso pedestre/ciclável mais atrativo, com boas condições de visibilidade e de desfrute da bela paisagem sobre aquele troço de água internacional e o outro lado da fronteira.

• imagem