230 atletas participam, este domingo, no VI Duatlo de Cerveira

2022/03/10

Vila Nova de Cerveira acolhe, este domingo, 13 de março, mais um grande evento desportivo de reconhecimento nacional. Organizado pela Pedal'arte, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Federação Portuguesa de Triatlo, o VI Duatlo de Cerveira conta com 230 inscritos, maioritariamente atletas federados na disputa do Campeonato Nacional de Clubes, com destaque para alguns nomes com títulos relevantes. A dimensão da prova impõe algumas condicionantes de trânsito, assim como a alteração excecional do local de realização da Feira de Artes e Velharias.

A prova anfitriã na distância Sprint de Duatlo de Estrada para os atletas federados, amadores e equipas estafetas incorpora as distâncias de 5Km de corrida num percurso de duas voltas, seguida de 19Km de ciclismo em três voltas e de 2,5Km de corrida no final, passando por vários pontos de interesse turísticos da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe. O arranque da prova está agendado para as 10h00, do Largo da Feira, com a cerimónia de entrega de prémios prevista para as 12h00.

O reconhecimento da prova de Vila Nova de Cerveira é corroborado pela participação de alguns atletas com um palmarés significativo, nomeadamente as presenças confirmadas do atleta olímpico, Miguel Arraiolos (Sport Lisboa Benfica); do atual Campeão Nacional Individual de Duatlo que venceu este título na semana passada, João Ferreira (CN Torres Novas); e do Atleta Jovem promessa nacional, João Nuno Batista, Vice-Campeão mundial de Triatlo Júnior 2021.

A edição deste ano fica marcada por uma participação mais comedida de atletas da vizinha Galiza, contrariando uma tendência habitual e crescente dos últimos anos, devido à coincidência de um outro evento desportivo enquadrado no calendário da federação galega da modalidade.

De sublinhar que a realização do VI Duatlo de Vila Nova de Cerveira vai obrigar a algumas condicionantes de trânsito, encontrando-se salvaguardadas as entradas e saídas de viaturas de emergência e entidades policiais. As interdições previstas decorrem entre as 09h00 e as 13h00, em algumas das principais artérias da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, nomeadamente Largo da Feira, Praça do Alto Minho, Avenida dos Pescadores, Avenida de Tomiño, Rua do Cais, Avenida Heróis de Ultramar, Avenida das Comunidades Portuguesas, Rua do Pousado, Rua da Lenta, Rua do Forte de Lovelhe, e a EN 13 entre a rotunda de acesso à Ponte da Amizade e o cruzamento de viragem para a Rua do Pousado ( https://bit.ly/Duatlo-corte-de-estradas ). Por se tratar do segundo domingo do mês, a realização da Feira de Arte e das Velharias de Vila Nova de Cerveira, a título excecional, passa para o Baluarte de Santa Cruz, junto à Casa do Artesão.

Excecionalmente, este ano, o Duatlo Jovem de Cerveira, a contar para o Campeonato Norte Jovem – Duatlo Cross, decorre numa data diferente da ‘prova mãe’, agendada para dia 30 de abril, no período da tarde, no Forte de Lovelhe e zona envolvente da Praia da Lenta. A prova inclui duas modalidades – atletismo e ciclismo – com distâncias adaptadas aos vários escalões etários (Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis e Cadetes).