Ministro da Educação visita obras da Escola Secundária de Cerveira e participa em Conferência Internacional da Bienal

2022/03/18

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visita, esta tarde, pelas 16h30, a 2ª fase da empreitada de requalificação da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira, num investimento a rondar os 2ME, e cuja conclusão está prevista para novembro deste ano. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, vai acompanhar o governante nesta visita guiada a uma obra que “contribui para a melhoria das condições de bem-estar e segurança das crianças e jovens em contexto escolar e, por conseguinte, consolida um ensino de qualidade e uma aprendizagem mais emancipada, assente na defesa intransigente da escola pública”.

A 2ª fase dos trabalhos já tem concluída a estrutura de ampliação do refeitório escolar, bem como a cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio exteriores, estando neste momento a decorrer o processo de edificação da estrutura do Centro de Recursos, com as fundações já executadas. Este edifício construído de raiz será composto por biblioteca/auditório com capacidade para 119 lugares sentados. A obra em curso visa, ainda, o reforço das condições de segurança e de acessibilidades, bem como a adaptação de todos os espaços à eficiência energética. De sublinhar que o investimento de 2ME resulta de financiamento aprovado pelo Programa Operacional Norte 2020, com uma comparticipação de FEDER de 1.7ME e do Ministério da Educação em 105 mil euros, cabendo à Câmara Municipal suportar o montante remanescente.

Pelas 18h00, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira dá o pontapé de saída para a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, com a conferência internacional “WE MUST TAKE ACTION #1: a arte contemporânea a pensar e a agir sobre o mundo: o papel das bienais”. Além da presença do representante da CCDR-N, Jorge Sobrado, do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Rui Teixeira, e dos diretores artísticos da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Cabral Pinto e Helena Mendes Pereira, a sessão de encerramento será presidida pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

A decorrer no Auditório José Manuel Carpinteira, e com transmissão através das plataformas digitais da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, a primeira de três conferências internacionais pretende criar, a partir da ‘Vila das Artes’, uma rede de bienais internacionais de arte, pelo que conta com a participação de representantes de diversas estruturas de criação e programação artísticas e culturais, nacionais e internacionais, com destaque para outras bienais, tais como Havana (Cuba) ou São Paulo (Brasil), e ainda artistas, curadores e representantes do poder político com histórico de envolvimento em projetos congéneres.

Este evento integra a candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo” (2020 – 2021 – Apoio Sustentado – Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. A XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira regressa à ‘Vila das Artes’ de 16 de julho a 31 de dezembro de 2022.