XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira procura Intervenções Artísticas

2022/03/25

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira lança o desafio a artistas nacionais e estrangeiros para o envio de propostas de intervenção no âmbito do programa complementar da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorre de 16 de julho a 31 de dezembro de 2022 na “Vila das Artes”.

Aberto até ao dia 8 de maio, o Concurso de Intervenções Artísticas 2022 tem como objetivo a promoção das artes e da cultura contemporânea. Procuram-se projetos inovadores e transversais a todas as áreas artísticas para integrar a programação complementar da bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica.

As intervenções artísticas selecionadas decorrerão entre 21 de julho e 25 de setembro de 2022 e poderão contemplar os seguintes formatos:

• Site specific: resultante do processo de residência artística em qualquer uma das freguesias de Vila Nova de Cerveira e não, exclusivamente, na área mais urbana;
  • Intervenção artística: com projeto pré-existente, num dos espaços do Fórum Cultural de Cerveira e, em particular, no contexto do Auditório José Manuel Carpinteira;
  • Proposta de workshop/atelier: a enquadrar na estratégia de educação e mediação cultural do evento, destinada a um público-alvo específico e/ou para grupos fechados.

Serão elegíveis candidaturas, nacionais ou internacionais, de indivíduos ou coletivos de artistas e privilegiados projetos de desmaterialização da obra de arte, ou seja, a performance, o happening e outras práticas artísticas de caráter efémero e com enfoque na ação.

“As intervenções artísticas inserem-se no ritmo da ação rápida e ativista do tempo de mudar o mundo, de agir e de colocar a Arte no centro de tudo, como alavanca para a construção de um presente e futuro melhores”, explica a diretora artística do evento, Helena Mendes Pereira.

Além do apoio à produção, divulgação e apresentação dos projetos, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira fornecerá apoio à alimentação e alojamento durante o período de tempo de produção e apresentação.

As candidaturas serão selecionadas pela direção artística da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (Helena Mendes Pereira e António Cabral Pinto) e pela curadora convidada, a artista visual e docente, Mafalda Santos.

De recordar que a Bienal Internacional de Arte de Cerveira assinala os seus 44 anos sob o tema “WE MUST TAKE ACTION / DEVEMOS AGIR”. O evento integra a candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo” (2020 – 2021 – Apoio Sustentado – Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Mais informações: bienaldecerveira.pt