'Em Cerveira, Acontece...': Autarquia arranca com projeto para delinear estratégia municipal diferenciadora

2022/04/26

Prosseguindo com a adoção de uma estratégia que potencie a fixação da população, através de uma análise pertinente dos recursos existentes, potenciais e disponíveis, e mediante a atração de investimento em áreas-chave, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira convida todos os munícipes a participar no novo projeto denominado ‘Em Cerveira, Acontece…’, e que se reveste de uma forte índole interativa e interventiva em várias áreas prioritárias. Considerada um dos maiores desafios mundiais, a questão demográfica, nomeadamente os desequilíbrios demográficos e as políticas de natalidade e de imigração, dá o mote para o primeiro encontro, agendado para dia 29 de abril, às 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e do Professor Doutor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, José Cunha Machado.

Esta primeira conferência compromete-se a abordar a “Demografia do Município de Vila de Cerveira – Resultados Provisórios dos Censos 2021 em Debate”, promovendo a realização do retrato do diagnóstico da demografia do município de Vila Nova de Cerveira, tendo em consideração a dinâmica demográfica registada nos últimos 20 anos (Censos 2011 – Censos 2021), com particular incidência no estado da população e na influência que esta tem sofrido pelos três fenómenos demográficos: natalidade/fecundidade, mortalidade e migrações.

Com base no diagnóstico existente e na auscultação do ‘Em Cerveira, Acontece…’, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em estreita parceria com unidades de investigação credíveis ligadas ao setor, pretende desenvolver um conjunto de cenários que permitirão construir projeções da população para as próximas duas décadas, por um lado, traçando um plano de ação de âmbito municipal que identifique ações/medidas que estão a ser adotadas e que favorecem a dinâmica demográfica concelhia e, por outro lado, apresentando desafios e linhas de ação orientadoras para o futuro.

Com abertura pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, o programa desta conferência contempla a apresentação dos resultados provisórios dos Censos 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), procurando dar resposta a duas questões cruciais: de onde vimos? e onde estamos?, a cargo do Professor Doutor José Cunha Machado, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho (UM), a que se segue um debate, onde se procurará responder a outra questão fundamental: para onde podemos ir?

De sublinhar que o Município de Vila Nova de Cerveira encontra-se apostado em delinear políticas que assegurem a competitividade, a sustentabilidade e respostas sociais humanizadas, redobrando parcerias locais, regionais, nacionais e transfronteiriças. Para uma concretização bem fundamentada, torna-se imperioso continuar a dar voz e a ouvir os Cerveirenses sobre temáticas que lhes dizem respeito, de forma a encontrar consensos na implementação.