Passar para o Conteúdo Principal

Centro histórico ornamentado com 'As Maias'

Centro historico de cerveira ornamentado com  as maias  3 1 980 2500
2022/04/30

Vila Nova de Cerveira dá as boas-vindas ao mês de maio com um ambiente colorido e floral. Fruto de um grande envolvimento das Juntas de Freguesia, Associações Culturais e Recreativas, IPSS's, agrupamentos escolares, comércio local e residentes, a iniciativa ‘As Maias’ procura manter viva uma tradição secular, encarando-o como uma oportunidade de atração turística, através de uma ornamentação muito singular do centro histórico.

Sob coordenação da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, varandas de edifícios públicos e particulares, bem como as montras dos comércios de Vila Nova de Cerveira vão ostentar criativas coroas de giestas e flores, recuperando uma antiga tradição local ligada à primavera e à crença pagã. Na véspera do 1º de maio, a giesta e a flor silvestre do campo e do monte compõem a grinalda, que vai simbolizar a fertilidade da mãe natureza e, segundo as crenças antigas, vai afugentar o mau olhado.

Nesta edição de 2022, a novidade é a elaboração de uma ‘Maia’ em formato gigante, executada pelos colaboradores municipais afetos ao serviço dos jardins, e que foi colocada na varanda central do edifício da Câmara Municipal. Os restantes trabalhos foram distribuídos pelos vários edifícios públicos do centro histórico (Solar dos Castros, Arquivo Municipal e Loja Interativa de Turismo), além de varandas.

Valorizar as tradições, fomentar a recriação e costumes de hábitos populares e estimular a participação e criatividade artística e cultural são os objetivos subjacentes a esta iniciativa amplamente alcançados pelo envolvimento de toda a comunidade, a quem a autarquia cerveirense deixa um agradecimento público.

O convite é para fazer o Roteiro d’ ‘As Maias’, entre 30 de abril e 5 de maio.