Ultra Trail Cerveira, a 'Montanha Mágica', está de volta!

2022/05/03

Superação, adrenalina, desafio e convívio. Um adjetivo para definir cada uma das quatro distâncias que integram o VII Ultra Trail Cerveira: Trail Ultra, Trail Longo, Trail Curto e Caminhada. Com um limite máximo de 600 participantes, a edição 2022 da ‘Montanha Mágica’ acontece a 7 de maio, ao longo do dia, por entre as mais belas paisagens naturais de Vila Nova de Cerveira, com partidas e chegadas em pleno centro histórico, numa organização da EDV-VIANA TRAIL e Xlife Event, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

A contar para o Circuito Nacional de Trail da ATRP – Associação de Trail Running e, pela primeira vez, este ano, para o Circuito Regional de Trail da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, e parábola Troféu MUT SERIES , o Ultra Trail Cerveira já alcançou um patamar de referência nacional, atraindo atletas de renome como são os casos de Miguel Arsénio, atual Campeão Nacional de Ultra Trail, e de Mariana Machado, ambos da Seleção Nacional de Trail, além do reconhecimento internacional corroborado pela participação de atletas de vários países, entre os quais, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Brasil, Venezuela e alguns países africanos.

O arranque da edição 2022 acontece às 07h30, com 160 atletas a descobrirem os seus limites, numa prova de superação como é o Ultra Trail de 45km. Considerada a prova principal, percorre os caminhos e trilhos de Vila Nova de Cerveira e as suas freguesias, com 3000 metros de desnível acumulado positivo, num tempo limite de conclusão de 9 horas.

A adrenalina vai ser vivenciada por 150 atletas que se propuseram a enfrentar o Trail Longo de 21.2km, num desnível acumulado positivo de aproximadamente 1700 metros, com início às 09h00 e um tempo limite para concluir fixado nas 7 horas. Cerca de 250 atletas vão desafiar-se no Trail Curto de 15.5km, num desnível acumulado positivo de, aproximadamente, 770 metros, e o tempo limite de conclusão de 5 horas. E por último, o convívio proporcionado por 12km de caminhada, na qual estão inscritas cerca de 50 pessoas, que vão desfrutar tranquilamente das paisagens singulares de Vila Nova de Cerveira.

De sublinhar que todas as distâncias têm início e fim no centro histórico de Vila Nova de Cerveira. E de forma a garantir a segurança de todos os participantes, os acessos à Rua 25 de Abril e parque de estacionamento nas traseiras do edifício da Câmara Municipal, estarão cortados, entre as 07h00 e as 19h00, encontrando-se salvaguardadas as entradas e saídas de viaturas de emergência e entidades policiais.

Toda a informação descritiva de cada percurso, bem como regulamento, encontram-se disponíveis em: ultratrailcerveira.com