Fundação Bienal de Arte de Cerveira promove Programa de Voluntariado + Curso de Formação-Ação na área da Programação Cultural

2022/05/04

No âmbito da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, o programa de voluntariado de 2022 será realizado em contexto de trabalho e proporcionará aos participantes formação certificada e aprendizagens em contexto real de trabalho. O projeto Formação Ação em "Programação Cultural na XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira” tem inscrições abertas até ao dia 20 de junho e encontra-se sujeito ao limite de vagas disponíveis.

O programa de voluntariado da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira apresenta algumas novidades em 2022. Durante o período preparação e realização do evento (1 de julho a 30 de setembro de 2022), a Fundação Bienal de Arte de Cerveira e a Castelform vão proporcionar formação certificada e aprendizagens em contexto real de trabalho, reconhecidas através da emissão de certificado de formação profissional emitido na Plataforma SIGO, creditada no Passaporte Qualifica.

O programa é individual, podendo o voluntário/formando escolher áreas de maior interesse e ser acompanhado por tutores. Para além de tutoria personalizada, os participantes terão ainda acesso, na plataforma integrada de formação, a conteúdos exclusivos em formato texto, imagem, áudio e vídeo que deverão consultar em atividades pedagógicas de auto-formação.

Os voluntários serão integrados em atividades de planificação, conceção, organização, execução e avaliação, sendo orientados por tutores, de forma individualizada e em ambiente laboral, na concretização do plano de ação e resolução de problemas na função e nas valências em que participam.

O programa decorrerá de 1 de julho a 30 de setembro, todos os dias (incluindo domingos e feriados) das 14h00 às 22h00 (7 horas por dia). A Fundação Bienal de Arte de Cerveira garantirá o seguro, a alimentação (almoço e jantar) e o alojamento (se aplicável).

O curso encontra-se organizado em temas, que correspondem a quatro áreas funcionais e de atividades a desenvolver pelos participantes:
• Tema I - Produção audiovisual e comunicação
• Tema II - Educação e Mediação Cultural
• Tema III - Animação e Informação Turística
• Tema IV - Montagem de exposição e produção de eventos

De referir que são elegíveis candidatos nacionais e internacionais, tendo como idiomas de trabalho o português, espanhol e inglês.