FBAC celebra Dia Internacional dos Museus

2022/05/16

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai associar-se ao Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), celebrado anualmente a 18 de maio. As comemorações envolvem uma conferência de imprensa de apresentação de Pedro Abrunhosa como membro do Conselho Diretivo e visitas guiadas gratuitas.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de promover junto da sociedade uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Para assinalar a efeméride, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira vai promover uma conferência de imprensa de apresentação do artista Pedro Abrunhosa como membro do Conselho Diretivo, pelas 15h00, no Auditório José Manuel Carpinteira do Fórum Cultural de Cerveira.

Já a partir das 17h00, a diretora artística da FBAC, Helena Mendes Pereira, irá realizar uma visita guiada a algumas obras patentes no espaço público de Vila Nova de Cerveira, com ponto de encontro marcado em frente à Câmara Municipal. Às 18h00, será dinamizada uma visita às exposições patentes no Museu Bienal de Cerveira.

De referir que nesta edição de 2022 o tema apresentado pelo ICOM é “O Poder dos Museus”, tendo como objetivo explorar o potencial dos museus para produzir mudanças positivas nas suas comunidades em três vertentes: o poder de alcançar a sustentabilidade, o poder de inovar nas áreas da digitalização e acessibilidade, e o poder de reforçar a comunidade através da educação.

Programa:

Conferência de Imprensa
Apresentação de Pedro Abrunhosa como membro do Conselho Diretivo da Fundação Bienal de Arte de Cerveira
15h00, Auditório José Manuel Carpinteira, Fórum Cultural de Cerveira

Visitas guiadas a algumas obras do espaço público e ao Museu Bienal de Cerveira