Cerveira promove exposição de meios dos agentes de proteção civil

2022/05/16

Amanhã, 17 de maio, a partir das 9h30, realiza-se em Vila Nova de Cerveira uma exposição de meios dos Agentes de Proteção Civil, que atuam no Município. A iniciativa, organizada pela ETAP - Escola Profissional e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, insere-se na proposta da Escola Profissional para a criação do Clube de Proteção Civil, integrando o programa de sensibilização pública da ANEPC.

A manhã vai iniciar com a receção dos Agentes de Proteção Civil no parque de estacionamento junto à ETAP, onde decorrerá a exposição de meios, seguindo-se um simulacro de evacuação do edifício da Escola Profissional. Para as 10h30, está agendada uma ação de sensibilização/capacitação para o uso de extintores para os alunos do Clube de Proteção Civil, à qual se segue uma sessão de esclarecimento no edifício do Município aberta a todos os alunos. A desmobilização de meios está agendada para as 12h30. A exposição pode ser visitada pela comunidade em geral.

O Clube de Proteção Civil da ETAP surge da consciência de que educar para a segurança é educar para a prevenção, colocando o aluno na posição de ator. Desta forma, para além de disponível para aceitar informação, passa a ser um agente ativo na obtenção da mesma através da pesquisa e da participação. A Escola, para além de espaço dinâmico de transmissão de saberes, constitui um fator de integração na sociedade e vetor de formação de cidadãos, intervenientes e responsáveis e é nesse contexto que se inscreve a educação para a segurança e para a prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança, ao desenvolver competências no âmbito da prevenção e autoproteção. Estas competências contribuem para a adoção de atitudes e comportamentos responsáveis e adequados, face a acidentes graves ou catástrofes que as populações possam vir a enfrentar, contribuindo assim para a construção de comunidades mais resilientes.

09h30 - Receção dos Agentes de Proteção Civil
10h00 – Simulacro – Evacuação do edifício da ETAP
10h30 – Sensibilização/capacitação para o uso de extintores para os alunos do Clube de Proteção Civil
11h00 – Sessão de esclarecimento no edifício do Município