Passar para o Conteúdo Principal

Presidente de Cerveira na Eslovénia para avaliar potencialidades das cooperações transfronteiriças

2022/05/27

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, enquanto coordenador do projeto internacional BRIDGE - Building Relationships Into a Democratic Goal for Europe, participou no III meeting internacional do projeto. O encontro decorreu de 23 a 26 de maio, nos municípios transfronteiriços de Nova Gorica (Eslovénia) e Gorizia (Itália) e contou, ainda, com a presença da Alcaldesa de Tomiño, Sandra González.


No discurso de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, destacou o papel da Eurocidade Cerveira-Tomiño como um exemplo claro da oportunidade e das potencialidades da colaboração transfronteiriça e das dimensões social, económica e cultural nas relações entre ambos os concelhos. Para Rui Teixeira “a articulação e colaboração em rede entre municípios sobre questões de interesse comum constitui um meio importante para o intercâmbio de boas práticas e garantia de uma cooperação mais sustentável, constituindo esta uma premissa do programa “Europa para os Cidadãos””. Reforçando que “testemunharmos “in loco” os projetos conjuntos desenvolvidos por Nova Gorica-Gorizia é sem dúvida uma oportunidade, uma mais-valia para todos e uma fonte de aprendizagem, onde a fronteira não é barreira, mas sim uma oportunidade de potenciar projetos de maior dimensão, com ganhos de escala no impacto socioeconómico e na sustentabilidade”.

Os autarcas de Cerveira e de Tomiño aproveitaram o encontro para lançarem o desafio às cidades de Nova Gorica-Gorizia para estabelecerem uma geminação entre as duas Eurocidades, considerado o contexto extraordinariamente similar dos dois territórios e dos desafios que enfrentam. O meeting figurou uma excelente oportunidade para partilhar experiências, identificar pontos em comum, dificuldades e oportunidades de potenciar o território comum muito afetado pelas restrições impostas pelo COVID-19.

No seguimento deste repto, a Eurocidade Cerveira-Tomiño foi convidada para participar numa conferência internacional que decorrerá ainda este ano em Nova Gorica e que contará com diversas cidades transfronteiriças europeias. O propósito é definir uma estratégia de ação orientada para o desenvolvimento territorial destes territórios específicos para ser apresentada a Bruxelas.

PROJETO BRIGE TEM COMO FOCO PROMOVER UMA CIDADANIA TRANSFRONTEIRIÇA E UMA COESÃO SOCIAL ALÉM-FRONTEIRAS

Durante o evento, organizado pela instituição parceira do projeto – EGTC GO - Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (Eslovénia-Itália), os parceiros internacionais tiveram a oportunidade de conhecer os projetos associados à Capital Europeia da Cultura 2025 - GO! Borderless, os eventos culturais transfronteiriços e outros projetos com potencial para extravasar fronteiras de todas as entidades parceiras. As delegações internacionais transfronteiriças do projeto foram recebidas pelo Presidente da Câmara de Nova Gorica, Klemen Miklavič, o Presidente da Câmara de Gorizia Rodolfo Zibernade e pela diretora do AECT GO, Romina Kocina.

Recorde-se que o Projeto BRIDGE é coordenado pelo Município de Vila Nova de Cerveira e é financiado pelo programa Europa para os Cidadãos, ação – Rede de Cidades. O consórcio do projeto é constituído por 11 organizações de 10 países e foi desenhado tendo em conta o contexto territorial – integração de organizações/municípios transfronteiriços. Com base nessa realidade geográfica, o consórcio partilha a mesma vontade de promover uma cidadania transfronteiriça e uma coesão social além-fronteiras. Esse impulso para a cooperação é concretizado através da abordagem a dois dos principais fenómenos que afetam a União Europeia: euroceticismo e xenofobia. Considerada a extensão destes problemas em toda a Europa, o consórcio terá a oportunidade de debater esses temas e propor potenciais soluções e/ou partilhar melhores práticas e experiências que cada delegação adota para enfrentar o fenómeno.