Passar para o Conteúdo Principal

Eurocidade Cerveira-Tomiño assinala semana do ambiente

Img 8313 1 980 2500
2022/05/31

Quiosque de informação sobre a fatura da eletricidade, workshop de reciclagem de roupa e ação de limpeza da margem do Rio Minho são as propostas para a comunidade.

No âmbito da preparação da Agenda para a Sustentabilidade Eurocidade Cerveira-Tomiño 2030 e assinalando a semana do ambiente, os dois municípios transfronteiriços vão acolher um conjunto de atividades de sensibilização e reflexão ambiental entre os dias 1 e 5 de junho.

Nos dias 1 e 2 de junho vai estar disponível, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, um quiosque de informação que ajudará a interpretar a fatura da eletricidade. Os interessados poderão dirigir-se a este espaço entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 16h00. Já no dia 4 de junho, a comunidade poderá participar num workshop de reciclagem de roupa que se realizará às 10h00, na Sociedade Cooperativa ALALÁ (Espanha).

As atividades de sensibilização, abertas à comunidade, terminam no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, com uma ação de limpeza da margem do Rio Minho com o objetivo de fazer refletir sobre o impacto da poluição no meio aquático. A iniciativa realiza-se às 9h30 e tem como ponto de encontro o Aquamuseu do Rio Minho.

Para participar nas ações de sensibilização dos dias 4 e 5 de junho é obrigatória inscrição. A inscrição para o workshop de reciclagem de roupa deverá ser efetuada até ao dia 2 de junho através do email saude@cm-vncerveira.pt. Já para participar na ação de limpeza do Rio Minho, os interessados podem efetuar a inscrição através da plataforma Eurocidade Online ( https://eurocidadeonline.cm-vncerveira.pt/#/home/events/22/details ) ou através do email aquamuseu@cm-vncerveira.pt 

IDENTIFICAR PRIORIDADES E AÇÕES CONDUCENTES À PROMOÇÃO DA
COESÃO AMBIENTAL, SOCIAL E ECONÓMICA DESTE TERRITÓRIO TRANSFRONTEIRIÇO

A Eurocidade Cerveira-Tomiño pretende intensificar e alargar as suas linhas de atuação, promovendo uma revisitação da Agenda Estratégica Amizade Cerveira Tomiño, através do seu alinhamento com as políticas urbanas da União Europeia e orientação aos objetivos de desenvolvimento sustentável as Nações Unidas – ODS's 2030, através de um processo participado que identifique prioridades e ações conducentes à promoção da coesão ambiental, social e económica deste território transfronteiriço. O processo de participação está dividido em quatro pilares estratégicos: economia circular e relações urbano-rural, desenvolvimento territorial e dinamização dos recursos endógenos, conetividade e transição digital e cidadania e igualdade.

Para dar resposta a este desafio, no dia 1 de junho vão realizar-se as duas primeiras reuniões com stakeholders locais e regionais no Centro Goianês – Goian Tomiño (10h00) e na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira (14h30) que vão incidir sobre as temáticas da “Economia circular e relações urbano-rural” e “Desenvolvimento territorial e dinamização dos recursos endógenos”, respetivamente. Nas mesmas vão ser apresentadas e discutidas ideias sobre a paisagem, o património natural e cultural, a gastronomia e os vinhos, o Rio Minho e a Rede Natura 2000, a Economia circular, a alimentação, a produção e hábitos de consumo mais sustentáveis, a compostagem, a saúde, o bem-estar e a sensibilização e educação ambiental.

 

Vila Nova de Cerveira, 31 de maio 2022