Passar para o Conteúdo Principal

Rui Teixeira considera que o projeto ‘Olympics4all’ contribui para um envelhecimento ativo e saudável

Olimpiadas seniores  olympics4all  1 980 2500
2022/09/07

Arrancaram hoje (7 setembro), em Vila Nova de Cerveira, as Olimpíadas Seniores ‘Olympics4All’. A iniciativa, que tem como objetivo promover a prática desportiva junto da população sénior e reforçar o intercâmbio social e cultural entre os cerca de 300 participantes dos 10 municípios alto-minhotos, decorre até ao dia 9 de setembro.

Na cerimónia de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, destacou ser “uma honra receber as comitivas de todos os municípios do Alto Minho e dar início a estas Olimpíadas, em Vila Nova de Cerveira. Um evento que representa uma mais-valia e um contributo indubitável para o incremento da prática do exercício físico na população sénior”. O autarca aproveitou o momento para agradecer a todos os municípios do Alto Minho, à Escola Superior de Desporto e Lazer, aos jovens árbitros e ao staff o apoio e contribuição empenhada para que o evento decorra com sucesso. Deixou, ainda, uma palavra de apreço à equipa Ceveira-Tomiño, a única equipa transfronteiriça em competição, pela dedicação e resiliência demonstrada e pela sua importância para o reforço da estratégia da Eurocidade.

Recordando que “o envelhecimento é um desafio marcante para o novo século e que Portugal é atualmente um dos países mais envelhecidos do mundo”, Rui Teixeira considera “primordial que se criem condições para que esse aumento da esperança média de vida se traduza numa vida salutar, autónoma e com qualidade. E este projeto é um excelente exemplo de como se pode contribuir para esse objetivo”.

EQUIPAS PREPARADAS GRAÇAS À IMPLEMENTAÇÃO
DE UM PROGRAMA DE TREINOS SEMANAIS

Recorde-se que cada concelho participante apresenta-se com uma equipa, previamente preparada graças à implementação de um programa de treinos semanais, que leva os atletas seniores a praticar várias modalidades que constam do regulamento do grande evento, desde Atletismo, Voleibol, Basquetebol, Natação e Futebol, além de jogos tradicionais como Boccia, Petanca, Malha e Corda.

Durante o dia de hoje foi já possível assistir às competições de Futebol, Basquetebol e Voleibol, no Pavilhão Desportivo e às competições de Jogos Tradicionais (Boccia, Petanca, Malha e Corda), no Parque do Castelinho.

Amanhã, dia 8 de setembro, vão realizar-se as competições de atletismo, no Centro Municipal de Atletismo, às 8h30, seguindo-se às 10h10, as competições de Futebol, Basquetebol e Voleibol, no Parque do Castelinho e no Pavilhão Desportivo. A partir das 15h00, o Parque do Castelinho continua a ser palco das competições de Jogos Tradicionais. Nas noites de quarta e quinta-feira, entre as 21h00 e as 23h00, o Terreiro vai encher-se de animação.

Já no último dia, 9 de setembro, vão realizar-se nas Piscinas Municipais, às 8h30, as competições de natação. A partir das 10h10 e a estender-se pela tarde, o Parque do Castelinho e o Pavilhão Desportivo vão acolher as competições finais das diferentes modalidades e dos jogos tradicionais. O jantar de gala que se realiza no último dia serve para anunciar a equipa vencedora, bem como o concelho do Alto Minho que vai acolher a edição do ano seguinte.

Financiado pelo programa europeu Erasmus + Sport, o projeto Olympics4All, através do qual foram promovidas as primeiras Olimpíadas do Desporto Sénior em Vila Nova de Cerveira, foi o pontapé de saída de um projeto internacional que procurou aprofundar os fatores que motivam os idosos a praticar desporto – o projeto In Common Sports. Em 2021, com o nome In Common Sports + Fit, Food and Fun for Elderly!, o projeto passa a contar com a participação do Instituto Público de Desportos esloveno e com a integração de uma nova linha de análise focada na nutrição. Alargado e replicado em seis países parceiros de uma nova candidatura IN COMMON SPORTS+ (Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária), conta com mais de 450 atletas a participarem em treinos semanais.