Passar para o Conteúdo Principal

Município de Vila Nova de Cerveira vai ampliar creche do centro de apoio às empresas

Creche do centro de apoio as empresas de vila nova de cerveira  1 980 2500
2022/09/23

Dando resposta ao aumento da procura, a Creche do Centro de Apoio às Empresas de Vila Nova de Cerveira vai ser ampliada, permitindo aumentar a atual capacidade de 75 lugares para 90 lugares. A empreitada, que representará um investimento de aproximadamente 170.000€, vai ser financiada em 145.125€ pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), resultado da candidatura apresentada, em março de 2022, pelo Município de Vila Nova de Cerveira, ao Aviso dedicado à “Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais”.

Trata-se de uma valência social dirigida à primeira infância que funciona em horário alargado, entre as 05h30 e as 19h00, assegurando o trabalho por turnos praticado nas empresas e potenciando, assim, a efetiva conciliação entre a atividade profissional e a vida pessoal e familiar e a coesão social e territorial. Está localizada junto a dois importantes polos industriais do concelho de Vila Nova de Cerveira, que abrangem 44 indústrias e cerca de 4200 trabalhadores, não só do concelho como dos concelhos limítrofes.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, representa um importante investimento a fazer uma vez que “esta creche apresenta-se como uma resposta social atípica e única na região, uma vez que se trata de um equipamento que tem um funcionamento que possibilita a prestação de um serviço singular, diferenciador e inovador e de âmbito supramunicipal”.

A empreita prevê a remodelação dos espaços físicos, em virtude da ampliação, mas também a implementação de medidas de eficiência energética, promovendo a utilização de energias renováveis para autoconsumo e a redução de custos de consumo de energia.

O contrato de comparticipação financeira foi assinado, no passado dia 7 de setembro, entre o Município de Vila Nova de Cerveira e o Instituto de Segurança Social, IP, estando agora na fase de preparação dos tramites relativos ao procedimento de contratação pública por concurso público. O arranque das obras está previsto, ainda, para este ano.