Passar para o Conteúdo Principal

VI aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa reuniu mais de 300 pessoas

Casa cerveirense anivers rio 2015 vf 1 980 2500
2015/11/10

Os cerveirenses a viver na capital portuguesa mostraram, uma vez mais, o enorme orgulho que têm das suas raízes. A Casa Cerveirense em Lisboa assinalou, este domingo, o VI aniversário com um tradicional convívio em casa cheia. Executivo e presidente da Assembleia Municipal marcaram presença numa festa de reencontros, memórias e saudade.

Cerca de 320 cerveirenses reuniram-se na Quinta Valenciana, no Seixal, para celebrar as origens que nunca esquecem apesar da distância. O presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, a vereadora Aurora Viães, o presidente da Assembleia Municipal, Vitor Nelson, e dois autocarros com residentes no concelho fizeram questão de presenciar e retribuir esta amizade e carinho com a Casa Concelhia em Lisboa.

Perante os conterrâneos presentes, o autarca cerveirense sublinhou que a comemoração de mais um aniversário é “a expressão verdadeira de que, apesar de separados por algumas centenas de quilómetros, as raízes cerveirenses ainda hoje permanecem bem vivas em cada um dos presentes”. Fernando Nogueira deixou ainda uma breve mensagem: “O passado está bem presente na vossa história pessoal e profissional, assim como o futuro. Refiro-me ao compromisso assumido em preservar e perdurar esta identidade que é ser alto-minhoto, e em especial Cerveirense, às gerações vindouras que nascem na Capital mas que, graças a vós, ficam com a vontade e até necessidade de conhecer as suas origens”.

O ambiente foi de animação tipicamente alto-minhota, onde não faltaram tocadores de concertina e o Rancho Folclórico da Casa do Minho, e ainda os representantes das casas regionais de Arganil, de Ferreira do Zêzere, de Valença e dos Tabuenses. Houve igualmente espaço para uma troca simbólica de lembranças e o corte do bolo de aniversário com o entoar de parabéns.

A Casa Cerveirense em Lisboa, atualmente dirigida por Rosa Paula, tem por fim o convívio e a solidariedade social entre os cerveirenses em geral e os seus sócios em particular. Foi fundada por cerveirenses residentes em Lisboa e no concelho, com o intuito de fomentar o associativismo e o convívio, inclusive entre as gerações mais novas, preservando a cultura e os valores da comunidade cerveirense.