Passar para o Conteúdo Principal

Eurocidade Cerveira-Tomiño questiona residentes sobre problemáticas transfronteiriças

Inquerito eurocidade cerveira tomino 2023 1 980 2500
2023/01/05

Está a decorrer, até 15 de janeiro, um inquérito online às populações de Cerveira e de Tomiño, com o objetivo de recolher a opinião e os interesses relacionados com problemáticas de caráter transfronteiriço, em áreas específicas como a economia circular, a mobilidade, os hábitos de consumo, a igualdade e a programação cultural. A auscultação resultará na elaboração da Agenda Urbana 2030 da Eurocidade Cerveira-Tomiño, que conta com o apoio do AECT Rio Minho, no âmbito da elaboração das Agendas Urbanas Transfronteiriças do Rio Minho.

Ao longo de 2022, Cerveira e Tomiño desenvolveram conjuntamente um processo participativo com agentes sociais, económicos e culturais, de forma a atualizar a sua primeira Agenda Estratégica de Amizade elaborada em 2015. O processo foi bastante dinâmico e envolveu várias fases, nomeadamente a realização de reuniões temáticas com associações e empresas, assim como a interação da equipa técnica da Eurocidade Cerveira-Tomiño com os municípios de Melgaço, Arbo, As Neves, A Cañiza, Crecente, Caminha, A Guarda e O Rosal na delineação de propostas de intervenção sobre diferentes assuntos e problemáticas que afetam a cada um dos territórios tomando como base o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A implementação das Agendas Urbanas Transfronteiriças no território do Rio Minho permitirá que o espaço transfronteiriço seja mais inclusivo, resiliente e sustentável. A importância desta ferramenta de planeamento conjunto reside no seu caráter inovador, é uma iniciativa de cooperação que pretende desenhar o território como um espaço funcional e procurar novas formas de resolver problemas que afetam diretamente a vida das pessoas.

De sublinhar que o programa de capacitação “Agendas Urbanas Transfronteiriças das Eurocidades do Rio Minho” está integrado no projeto “Rede de Apoio às Dinâmicas Locais de Cooperação no Rio Minho Transfronteiriço” - Rede Lab Minho”, promovido pelo AECT Rio Minho e co -financiado pelo Programa Interreg V-A Espanha – Portugal.

O inquérito encontra-se disponível na internet, através do link: https://aectriominho.eu/axendas-urbanas-transfronteirizas/enquisa/