Passar para o Conteúdo Principal

Câmara Municipal acolheu os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Rececao jmj 6 1 980 2500
2023/01/06

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que se realizam entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa, foram recebidos, esta quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. A peregrinação destes dois símbolos pelo concelho cerveirense percorreu várias instituições, culminando num momento de oração na Igreja de Campos, antes de serem entregues ao Arciprestado de Paredes de Coura.

Na presença das Vereadoras Carla Segadães e Sónia Guerreiro, e de vários colaboradores municipais, o Arcipreste de Vila Nova de Cerveira, Padre Jorge Esteves, acompanhado por uma comitiva de jovens, presidiu a uma simbólica celebração de acolhimento, na qual destacou a “honra” de acolher estes símbolos mundiais na comunidade cerveirense, “tocados por milhões de pessoas, inclusive por personalidades tão icónicas como o Papa João Paulo II, o Papa Bento XVI e o Papa Francisco”. Por sua vez, a Vereadora Carla Segadães realçou “a total disponibilidade da autarquia em colaborar com as mais diversas entidades do concelho na dinamização de momentos como este que, de uma forma especial, envolve e une os jovens em prol de uma causa”.

O barco da Marinha Portuguesa transportou, esta quarta-feira, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani entre a Praia da Mota e o Cais de Vila Nova de Cerveira, seguindo em procissão até à Igreja matriz onde decorreu a Eucaristia presidida pelo Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador. Ao longo desta quinta-feira, os dois símbolos percorreram escolas, centros sociais e paroquiais, GNR e bombeiros.

Os dois símbolos confiados pelo Papa São João Paulo II aos jovens de todo o mundo vão estar um mês em cada diocese de Portugal, pelo que janeiro é dedicado aos 10 arciprestados da Diocese de Viana do Castelo, para cumprir o objetivo do Papa São João Paulo II quando confiou a Cruz aos jovens: “carreguem-na pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade”.

A Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelos jovens do Panamá, onde decorreu a anterior Jornada Mundial da Juventude, em janeiro de 2019, aos jovens de Portugal numa Eucaristia presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no dia 22 de novembro de 2020, Solenidade de Cristo Rei. A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é também um convite dirigido a todos os jovens de Portugal para participarem, entre os dias 1 e 6 de agosto, na Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Lisboa.

rececao_jmj_1
rececao_jmj_2
rececao_jmj_3
rececao_jmj_4
rececao_jmj_5
rececao_jmj_6