Cerveira acolhe estreia da 2ª edição de “Uma Roda: entre histórias”

2023/01/10

As Comédias do Minho partem, em conjunto com a Memória Imaterial, para uma segunda edição de apresentação do espetáculo de narração oral “Uma Roda: entre histórias”, encenado por Luís Correia Carmelo. A nova rota de circulação do espetáculo arranca esta semana, no concelho de Vila Nova de Cerveira, com sessões agendadas para a Junta de Freguesia de Mentrestido (dia 13, às 21h00), Centro Cultural de Campos (dia 14, às 21h00) e Junta de Freguesia de Gondarém (dia 15, às 16h00).

O processo de construção do espetáculo partiu de uma recolha de relatos, crenças e cantigas realizada em territórios do Alto Minho, propondo revisitar essa prática antiquíssima de contar histórias. “Uma Roda: entre histórias” tem a forma de uma roda, um círculo de pessoas, na qual os contadores de histórias entretecem as suas narrativas, num diálogo informal entre si e o público.

Apesar de percorrer 15 freguesias dos cinco concelhos do Vale do Minho, cada espetáculo será único, pois o repertório de contos narrados pelos atores das Comédias do Minho varia a cada sessão. Para além disso, semanalmente, estará presente um narrador convidado. Luís Correia Carmelo, Ana Sofia Paiva, Cristina Taquelim, António Fontinha e Paula Carballeira são os contadores de histórias que se juntam à equipa residente para acender a imaginação dos espectadores com a sua forma única de apropriar a tradição oral.

De salientar que o património oral recolhido nos concelhos de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, além de revisitado neste espetáculo, está registado em vídeo, num processo de criação de que resulta ainda um documentário realizado por João Gigante.

Créditos Fotografia: @PatrickEsteves