Autarquia isenta feirantes de três taxas devido às intempéries

2023/01/13

Os cerca de 250 feirantes com terrado na Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão ficar isentos do pagamento de três taxas referentes às feiras dos dias 24 e 31 de dezembro de 2022, e 7 de janeiro de 2023. A medida, aprovada por unanimidade em reunião de câmara desta quinta-feira, visa mitigar os efeitos provocados pelas condições meteorológicas adversas sentidas nesses fins-de-semana de enquadramento festivo e que prejudicaram os negócios em dias que se previam ser de grande afluência.

Além de ser considerada um fator de grande atração turística, a Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira, realizada todos os sábados, representa um impulso ao desenvolvimento da economia local, o que levou a Câmara Municipal a avançar com este incentivo fiscal que, apesar de ser um esforço para os cofres municipais, é um impulso positivo para os feirantes no início de um novo ano.

De um modo geral, e apesar dos efeitos do aumento da inflação, a Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira continua a ser umas das maiores e emblemáticas do Norte e atrai centenas de pessoas, sobretudo das grandes cidades do Norte de Portugal e da Galiza. No entanto, os dois últimos fins-de-semana de dezembro de 2022 e o primeiro de 2023 ficaram marcados pela ocorrência de chuvas e ventos fortes que dissuadiram visitantes e potenciais compradores, e derrubaram as expetativas dos feirantes nesta época especial do ano.

Após votação em reunião de câmara, a proposta segue para aprovação pela Assembleia Municipal, que decorrerá durante o mês de fevereiro.