Executivo leva reuniões de Câmara às freguesias

2023/01/26

O Município de Vila Nova de Cerveira vai arrancar com o projeto de descentralização das reuniões de Câmara, que percorrerão as 11 freguesias/uniões de freguesia do concelho. Com a primeira sessão agendada para o dia 28 de fevereiro, o roteiro está a ser ultimado entre a autarquia e os presidentes de junta, pelo que será divulgado oportunamente.

Na proposta apresentada em reunião de câmara desta quinta-feira, e aprovada por unanimidade, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira assegura que a descentralização promove a proximidade dos eleitos para com os seus cidadãos e “dá a todos os cerveirenses a oportunidade de conhecerem a autarquia e de manifestarem a sua opinião e preocupações, bem como partilhar, em cada freguesia, o que tem sido feito e o que se prevê executar”. Com esta medida, Rui Teixeira quer prestar “um serviço público de qualidade, pelo que havia a necessidade de criar escalas de partilha de decisão política, envolvendo as populações na gestão do território”.

Assim, uma vez por mês, o Presidente da Câmara Municipal e os respetivos vereadores vão estar numa das freguesias do concelho, auscultando o público durante o período de intervenção previsto.

A primeira reunião ordinária mensal, não aberta ao público, decorre na segunda quinta-feira do mês, pelas 14h30, na Sala de Reuniões do edifício dos Paços do Concelho; e as reuniões ordinárias públicas passam a realizar-se na última terça-feira de cada mês, pelas 18h00, com início no próximo mês de fevereiro, e de acordo com o calendário a aprovar oportunamente.