Passar para o Conteúdo Principal

Substituição da iluminação pública para tecnologia LED já está no terreno

Luminarias led 033 1 980 2500
2015/11/12

O Município de Vila Nova de Cerveira deu início à primeira fase da remodelação da rede de iluminação pública no concelho, que passará a utilizar tecnologia LED. A intervenção está a ser efetuada nas freguesias de Sapardos, Mentrestido, Candemil, Gondar e os dois polos industriais.

Com um investimento na ordem dos 200 mil euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários, a intenção da autarquia cerveirense resultará na substituição, até ao final do ano, de 900 luminárias incandescentes por LED nas localidades mais distantes do centro da vila e nas zonas industriais. Concluída esta etapa, o objetivo é ampliar esta ação a todo o concelho recorrendo às verbas disponibilizadas pelo Portugal 2020 para a eficiência energética.

Para além do compromisso ambiental e de uma poupança nos consumos energéticos, a nova tecnologia irá proporcionar uma maior qualidade do serviço através da sua regulação ao nível de intensidade luminosa em diversos períodos da noite, contribuindo para o aumento da segurança viária.

O edil cerveirense sublinha uma medida que promove o desenvolvimento sustentável e a ecoeficiência, com os consequentes resultados positivos a nível económico, social e ambiental. “A poupança de recursos previstos irá possibilitar a concretização de novos investimentos ou a atribuição de novos benefícios através das políticas sociais”, assegura Fernando Nogueira.

No futuro, e sempre que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira efetue alguma empreitada no Concelho que implique a deslocação ou substituição de colunas de iluminação pública, será adotada a tecnologia LED, como assim é exemplo a recente requalificação da Piscina Municipal assente numa política de eficiência energética.

De recordar que este processo de substituição da iluminação pública para tecnologia LED resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a CIM Alto Minho, após aprovação de uma candidatura lançada ao POVT.