Passar para o Conteúdo Principal

Igreja Matriz acolhe “Visitação Bartolomeana”

Cartaz in situ 1 980 2500
2015/11/16

Visando divulgar a vida e obra do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires no Alto Minho, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta “In Situ: Visitações Bartolomeanas”. O projeto teatral desenvolve-se em espaço do património edificado da região, como igrejas, conventos e mosteiros., Em Vila Nova de Cerveira, é a Igreja Matriz que recebe esta iniciativa no próximo sábado, 21 de novembro, pelas 21h30. Entrada livre.

No total, são 11 espaços monacais do Alto Minho relacionados com Frei Bartolomeu dos Mártires que, entre 06 de novembro e 17 de dezembro, estão a receber o Projeto “In Situ: Visitações Bartolomeanas”, uma criação performativa contemporânea com texto e encenação de Ricardo Simões.

Por ter sido um dos locais visitados e/ou frequentados por Frei Bartolomeu dos Mártires no século XVI, a Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira é um dos espaços que integra o périplo simbólico que evoca essas múltiplas deslocações pelas paróquias da região alto-minhota.

“In Situ – Visitações Bartolomeanas” resulta de uma parceria do Teatro do Noroeste. Centro Dramático de Viana com a Direção Regional de Cultura do Norte, a CIM Alto Minho e os Municípios.

O espetáculo, com entrada gratuita, celebra o Beato, cujo túmulo está situado no altar da Igreja de S. Domingos, em Viana do Castelo. Frei Bartolomeu dos Mártires, que se distinguiu pela sua relevante intervenção no Concílio de Trento e que ficou conhecido pelo cariz reivindicativo e simples, é ainda hoje venerado, tendo o Papa João Paulo II reconhecido em 7 de julho de 2001 o milagre proposto para a beatificação, celebrada a 4 de novembro desse ano, no dia litúrgico de S. Carlos Borromeu, com quem trabalhou arduamente na prossecução dos objetivos do Concílio de Trento.