Autarquia reforça sinalética de segurança para os peregrinos do Caminho Português da Costa

2023/03/02

Prosseguindo com a implementação de medidas que tornem o Município de Vila Nova de Cerveira cada vez mais ‘amigo’ dos peregrinos, a Câmara Municipal avançou com a colocação de um conjunto de placas sinaléticas que reforçam o alerta para a passagem de peregrinos do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, em locais onde o trajeto coincide com vias rodoviárias de considerável fluxo.

Os 14,4 km do Caminho Português da Costa que atravessam o concelho de Vila Nova de Cerveira estão devidamente sinalizados, no âmbito de uma candidatura intermunicipal, que visa a beneficiação daquele itinerário religioso em prol de uma intenção posterior de classificação a património mundial da Unesco. No entanto, o executivo municipal entendeu avançar com um reforço de segurança incidindo nalguns pontos previamente identificados como de maior convergência de viaturas e passo de peregrinos.

Assim, e numa ação concertada entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia visadas foram colocados vários sinais de “Atenção – Peregrinos”. “A certificação do Caminho Português da Costa acarreta mais responsabilidade a cada município na garantia de mais e melhores condições para os peregrinos, pois há um maior fluxo de pessoas a querer vivenciar esta experiência religiosa e/ou turística. E é nessa perspetiva que o Município de Vila Nova de Cerveira tem trabalhado desde a tomada de posse, identificando problemas e procurando implementar soluções”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.

Em 2022, o Governo certificou o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, que parte do Porto e atravessa o Minho até Espanha, por reconhecer a sua "importância histórica e cultural". É o terceiro a ser certificado, depois do Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, e o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para a região Norte.

O processo de certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional foi iniciado em 2019, com o objetivo de salvaguardar, valorizar e promover aquela rota milenar. O pedido de certificação teve a concordância dos municípios atravessados e apresentou as necessárias condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação.

De sublinhar que os Caminhos de Santiago são percorridos por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, capital da Galiza, em Espanha.