Cerveira e Tomiño reiteram agradecimento aos atletas ‘olímpicos’ pelo trabalho e conquistas

2023/03/15

É a única equipa transfronteiriça e a vencedora das últimas edições das olimpíadas seniores ‘Olimpics4all’. Membros da equipa da Eurocidade Cerveira-Tomiño visitaram, esta terça-feira, o Concello de Tomiño para entregar o troféu alcançado nos jogos decorridos no final do ano passado, revalidando o título já conquistado nas Olimpíadas de 2019, a última edição antes da crise sanitária.

Durante o encontro, a alcaldesa de Tomiño, Sandra González, agradeceu a grande entrega de todos os participantes nesta iniciativa, “por a viverem com muita intensidade e responsabilidade, treinando todas as semanas para estarem preparados para os novos desafios”. “Confiamos que vão voltar a revalidar este título nos próximos jogos, que serão em Viana do Castelo”, disse. “Para nós é um orgulho fazer parte desta equipa e trabalhar num projeto tão completo, que fomenta a atividade desportiva saudável, controlada e adaptada, mas também permite criar laços de união entre os vizinhos e entre os concelhos do rio Minho transfronteiriço”, destacou a alcaldesa.

O encontro contou também com a presença da Vereadora de Desporto e da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Carla Segadães, que salientou o trabalho realizado por todos os elementos da equipa nestas olimpíadas seniores.

Na última edição destes jogos ‘olímpicos’ participaram cerca de 300 pessoas de dez municípios do Alto Minho. Cada um dos concelhos participantes apresentaram-se com uma equipa preparada graças à implementação de um programa através do qual se trabalham diferentes modalidades, desde atletismo ao voleibol até basquetebol, natação ou futebol, além de jogos tradicionais como a petanca, a corda ou a malha.

O ‘Olympics4All’ surgiu em 2015, financiado pelo programa Erasmus+ Sport, como um projeto internacional que procura aprofundar os fatores que motivam as pessoas de maior idade a praticar desporto, o In Common Sports. No ano 2021, com o nome de In Common Sports + Fit, Food and Fun for Elderly! o projeto passa a contar com a participação do Instituto Público de Deporto esloveno com a integração de uma nova linha de análise focada na nutrição. Replicado em seis países parceiros (Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária), o projeto conta com mais de 500 atletas que participam nos treinos semanais e nos diferentes eventos e competições.