Empresas afetadas pelas cheias e inundações de janeiro já se podem candidatar a apoios

2023/03/21

Está a decorrer, até ao dia 2 de maio, o período de submissão de candidaturas ao Sistema de Apoio à Reposição das Capacidades Produtivas e da Competitividade, destinado a empresas afetadas pelas cheias e inundações de janeiro de 2023. Para auxiliar os munícipes interessados, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira disponibiliza os serviços técnicos municipais no preenchimento do formulário.

No Alto Minho, o primeiro dia do ano de 2023 ficou marcado por várias ocorrências causadas pelo mau tempo. Um pouco por todo o concelho de Vila Nova de Cerveira foram reportadas situações de estragos em diversas estradas municipais e nacionais e em infraestruturas e equipamentos municipais, além dos elevados prejuízos em propriedades privadas e em instituições de âmbito social.

Neste momento, as verbas previstas no Sistema de Apoio à Reposição das Capacidades Produtivas e da Competitividade visam apoiar projetos de investimento destinados a repor, total ou parcialmente, as capacidades produtivas diretamente afetadas por situações adversas que assolaram o território no primeiro dia do ano. Os beneficiários dos apoios são as empresas que exerçam uma atividade económica, através da oferta em concorrência de bens ou serviços no mercado.

Os apoios são atribuídos sob a forma de subvenção não reembolsável, e as despesas elegíveis apuradas são financiadas a 70%, até ao limite máximo de 140 mil euros por projeto. As candidaturas devem ser apresentadas até às 17h59m do dia 2 de maio de 2023, através de formulário próprio, estando toda a informação disponível no website da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte - Sistema de Apoio à Reposição das Capacidades Produtivas e da Competitividade (ccdr-n.pt)

A todos os beneficiários, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira disponibiliza o necessário apoio técnico na preparação e elaboração das candidaturas, devendo os interessados neste fundo de apoio dirigir-se aos serviços técnicos da autarquia.