500 alunos cerveirenses apadrinham árvores florestais

2023/03/23

Para assinalar a Semana da Floresta, o Município de Vila Nova de Cerveira convidou 530 crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do concelho para a plantação de cerca de 400 árvores florestais na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, integrada no Programa Floresta Comum 2023. Os alunos apadrinharam as árvores, colocando uma etiqueta identificativa personalizada que lhe permitirá acompanhar o seu crescimento.

Presente na atividade que se realizou ao longo desta quarta-feira, a Vereadora com o pelouro da Educação, Sónia Guerreiro, considera esta ação de sensibilização muito importante “por incutir a aprendizagem de conceitos de âmbito florestal e da proteção civil, mas essencialmente por realçar o papel de cada um na preservação e valorização da floresta, sempre com o mesmo intuito de que a mensagem possa também ser transmitida aos encarregados de educação”.

Dinamizada pelo Gabinete Técnico Florestal, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Equipa de Sapadores Florestais 20-111 e os funcionários do Município da área dos jardins, a ação prima por uma componente prática. À medida que as turmas dos centros escolares Norte, de Cerveira e da Escola Básica de S. Sebastião de Covas iam chegando, os colaboradores desafiavam as crianças a arregaçar as mangas, colocar a árvore no buraco já feito e empurrar a terra para ficar bem tapada. No final, era necessário colocar uma etiqueta com a identificação da árvore e o nome do aluno que a plantou. Assim, cada ‘padrinho’ tem agora a sua árvore, podendo visitar a evolução do seu crescimento.

No total foram plantadas cerca de 400 árvores, entre carvalhos, castanheiro, loureiros, sobreiros e pilriteiros, promovendo o conceito de floresta autóctone, ou seja, uma floresta de árvores originárias do próprio território. De sublinhar que o Floresta Comum é um programa de fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema.

20230322_144427
20230322_144433