Abertas as inscrições para a atividade ‘Música Nova’, vencedora do OPT 2023

2023/03/28

Dirigida a jovens com idades entre os 12 e 30 anos, a Eurocidade Cerveira-Tomiño vai dinamizar a atividade ´Música Nova’, um dos dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço 2023, e cujo período de inscrição já está a decorrer. Entre 1 de abril e 6 de maio, vários locais de Cerveira e de Tomiño vão acolher workshops, ensaios e miniconcertos de rua, culminando com um espetáculo final no Auditório de Goián.

Os jovens interessados podem participar em workshops de capacitação da carreira profissional, abordando temáticas como comunicar um projeto de música, o poder do improviso, fabricar instrumentos com material reciclado, fazer um rider técnico ou criar efeitos especiais sonoros para filmes. Complementarmente, estão previstos miniconcertos de rua e ensaios com diferentes estilos musicais, além da oportunidade de conversar com músicos profissionais da Galiza e de Portugal.

A atividade termina com um espetáculo final no Auditório Municipal de Goián, baseado na identidade partilhada em torno do Rio Minho, “O Minho que une”, um grande concerto agendado para o dia 6 de maio protagonizado pelos jovens participantes no projeto. O objetivo é proporcionar o envolvimento da juventude da Eurocidade em atividades musicais conjuntas, procurando a divulgação da tradição e a aprendizagem de novos estilos musicais, assim como promover o espaço público para a divulgação e o intercâmbio cultural e geracional.

Para participar não é necessário ter conhecimentos musicais, mas é obrigatória a inscrição gratuita no website da Eurocidade Cerveira-Tomiño, selecionando as atividades que mais lhe interessam.

‘Música Nova’ integra o projeto de consolidação estratégica da cooperação transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño, cofinanciado em 75% pela 6ª Convocatória do programa INTERREG VA ESPAÑA PORTUGAL (POCTEP) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.