Fim-de-Semana Gastronómico: Debulho de Sável à Cerveirense, tradicional ou inovador

2023/04/28

Vila Nova de Cerveira volta a celebrar a gastronomia tradicional com sabor ao rio Minho. Ao longo do mês de maio, 10 restaurantes do concelho disponibilizam nos seus cardápios o “Debulho de Sável à Cerveirense”. O arranque acontece com mais uma edição do Fim-de-Semana Gastronómico, com destaque para a dinamização de um workshop e degustação, este domingo, em pleno Terreiro, das vertentes tradicional e moderna desta iguaria.

Com o intuito de potenciar este prato tão único e peculiar de Vila Nova de Cerveira, a Câmara Municipal associou o Debulho de Sável à iniciativa Fim-de-Semana Gastronómico impulsionada pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, dinamizando um programa complementar que harmoniza gastronomia, música e costumes populares.

Assim, no domingo, 30 de abril, a partir das 11h00, no Terreiro, os apreciadores do Debulho de Sável vão poder aprender alguns dos segredos da receita tradicional, com dois membros da recém-criada Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, bem como perceber que sugestões inovadoras se podem imputar ao prato, de forma a cativar o público mais jovem, com a presença do Chef Francisco Jr. Oliveira Ferreira acompanhado do SubChef Diogo Sousa Moreira.

Este momento gastronómico será abrilhantado com a atuação dos Cavaquinhos de Lovelhe, além de toda uma envolvência florida e colorida, com a exposição de As Maias, nas janelas, portas e varandas de habitações particulares e estabelecimentos comerciais, uma tradição secular para dar as boas-vindas à Primavera.

Mais do que um prato genuíno e inconfundível, esta iguaria tem uma forte componente histórica e identitária relacionada com a atividade piscatória sazonal, entre março e meados de maio. Segundo reza a história, em Vila Nova de Cerveira, os homens pescavam o sável e as mulheres encarregavam-se de o vender de porta em porta. A cabeça, o rabo, as ovas e as postas pequenas eram as menos apetecíveis, mas com arte e engenho, criou-se o debulho de sável, como forma de aproveitar essas partes menos nobres do peixe.

Lista de restaurantes aderentes:

• Abrigo das Andorinhas - 251 795 335
  • Adega Real - 251 795 366