Autarquia pondera substituição de árvores no Castelinho

2015/11/18

O Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, pode vir a sofrer uma intervenção por parte da Câmara Municipal, no sentido de serem retiradas algumas árvores, nomeadamente as vulgarmente conhecidas como choupos. A ação que está a ser avaliada prende-se com questões de segurança e de saúde pública dos milhares de utilizadores.

Fruto de uma análise técnica municipal devidamente fundamentada e, posteriormente, corroborada no local por técnicos externos especializados em arboricultura, há algumas árvores de grande porte que se encontram secas e outras que representam um risco para a segurança de utilizadores e equipamentos existentes, daí a necessidade de encontrar soluções que salvaguardem a integridade do Parque de Lazer do Castelinho.

A espécie que mais levanta estas preocupações é o choupo, por ser de curta longevidade e propensa a colapso, quer parcial quer integral. As opiniões técnicas convergem na sua substituição por novas espécies com caraterísticas adequadas à natureza de solos, dotadas de uma altura eficaz para suportar intempéries e que proporcionem, por muitos anos, a desejada sombra para os utilizadores do parque na época de verão.

Não obstante, uma outra razão para esta ponderação está relacionada com as inúmeras queixas de munícipes por questões de saúde, procurando evitar situações futuras de irritação incómoda para os utilizadores do espaço e com impacto alargado ao núcleo urbano. Trata-se da libertação de substâncias filamentosas e sedosas pelos espécimes femininos dos choupos – vulgarmente chamadas de “algodão dos choupos”.

A avançar, esta intervenção terá uma continuidade nos anos seguintes e, futuramente, também poderá ser contactada a entidade gestora da orla ribeirinha, alertando para o risco de colapso de várias árvores na sua área de jurisdição pondo em constante risco os utilizadores da Ecopista, quer para práticas de lazer quer para as práticas piscatórias.