Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira é por estes dias a capital dos ‘méis’

Cartaz forum nacional de apiculturaa 1 980 2500
2015/11/19

Stands totalmente preenchidos, unidades hoteleiras do concelho esgotadas e o período de inscrições a superar as expetativas. O XVI Fórum Nacional de Apicultura e a XIV Feira do Mel de Vila Nova de Cerveira está a ter uma enorme recetividade nacional e internacional. Encontro de profissionais, amadores e aficionados pelo setor apícola, que decorre entre esta sexta-feira e domingo, prevê gerar um grande retorno económico e turístico para Cerveira. Secretário de Estado, Dr. Nuno Vieira e Brito presente na cerimónia de abertura.

Não há dúvidas que a apicultura está em constante crescimento e este certame é exemplo disso mesmo. Ao longo de três dias, Cerveira será a capital não só do mel, mas acima de tudo dos ‘méis’, ou seja, vai ser possível conhecer e contactar com as suas potencialidades nos domínios da cosmética, botânica, farmacêutica e gastronomia.

A um dia para a realização do XVI Fórum Nacional de Apicultura e da XIV Feira do Mel, os números falam por si. Mais de 70 expositores oriundos de várias regiões do país, da Galiza e de outros países europeus (França, Dinamarca, Bélgica, entre outros) vão apresentar produtos, materiais e tecnologias, agregando a tradição e as últimas tendências da apicultura nos vários espaços do Fórum Cultural.

Entre as várias novidades que vão ser expostas e debatidas, destaque para a cerveja com mel, um produto único pela sua leveza e sabor, bem como um conjunto de materiais inovadores criados para a apicultura, desde linhas de extração de última geração a nível mundial a sistemas de gestão de colmeia e centrais meleiras com programas de fácil execução e/ou sofisticados.

As unidades hoteleiras do concelho de Vila Nova de Cerveira encontram-se com ocupação esgotada para os dias do certame, o que revela o interesse neste setor e o seu potencial na região alto-minhota. A organização estima uma presença superior a 400 participantes, sendo que o período de inscrições está a decorrer até ao próprio dia. Apesar de não existir dados científicos, há a certeza de que o retorno económico para o concelho é muito significativo, além da atividade turística que se fará sentir no presente e no futuro, ao associar o nome de Vila Nova de Cerveira a uma área em clara expansão.

Quanto ao programa, a sexta-feira versa workshops de “Provas Organoléticas”, “Ceras e o seu Maneio”, “Flora com potencial apícola na região Norte” e “Maneio Alimentar”. No segundo dia, sábado, têm lugar as palestras em torno dos resultados de projetos em curso, do presente e do futuro da apicultura, da comercialização de produtos apícolas e da atual situação provocada pela vespa velutina. Já o último dia é uma novidade, pois será mais dedicado à criatividade e invenções relacionadas com o setor.

Mas o certame não se fica apenas pela venda e exposição de mel. Os participantes e visitantes poderão ainda assistir a um programa de animação cultural, nomeadamente com a atuação da Tuna da Unisénior, cavaquinhos de Lovelhe e Escolas de Concertina, além de jantar convívio.

Organizado pela APIMIL - Associação de Apicultores entre o Minho e Lima, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a chancela da FNAP - Federação Portuguesa de Apicultores de Portugal, o XVI Fórum Nacional de Apicultura e a XIV Feira Nacional do Mel será oficialmente aberto pelas 16H00 de sexta-feira, 20 de novembro, altura em que será realizada a visita ao certame pelas entidades oficiais, com a presença do Dr. Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar.

Os interessados em participar ainda podem efetuar a sua inscrição através da web, quer no portal da FNAP quer no Blog da APIMIL, ou então no próprio dia nas instalações do Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira.