Museus de Cerveira com entradas gratuitas a 18 de maio

2023/05/16

Vila Nova de Cerveira associa-se à comemoração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), com visitas gratuitas, esta quinta-feira, ao Aquamuseu do Rio Minho e ao Museu Bienal de Cerveira. Aprofundar a ligação com os visitantes e envolver novos públicos em torno do conhecimento e da salvaguarda e valorização do património cultural de Vila Nova de Cerveira é o principal objetivo.

O Aquamuseu do rio Minho convida as famílias a ‘viajar’ dentro de quatro paredes por toda a riqueza daquele curso de água internacional. Este equipamento, de interesse supramunicipal, tem aquários com espécies do Rio Minho, Lontrário, Museu das Pescas e Loja do Rio, para além das exposições temáticas patentes ao público, nomeadamente sobre “Os Anfíbios do Vale do Minho – O Tritão-Marmoreado” e “Pescar no Rio Minho – O Sável”.

E porque nos encontramos na ‘Vila das Artes’, torna-se incontornável desfrutar daquele que é o primeiro palco das artes do concelho. O Museu Bienal de Cerveira é um repositório da arte contemporânea nacional e internacional das últimas quatro décadas, reunido numa Coleção com mais de 700 obras, avaliadas em mais de um milhão de euros.

Para além da entrada gratuita, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira promove, esta quinta-feira, visitas aos seus espaços expositivos e a algumas obras patentes no espaço público, orientadas pela curadora Helena Mendes Pereira. O ponto de encontro é às 17h00, na Galeria Bienal de Cerveira, antigo edifício dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, seguindo para o Museu Bienal de Cerveira, no Fórum Cultural de Cerveira.

Criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, o Dia Internacional dos Museus pretende promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. Em 2023, o ICOM Internacional apresenta o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar.

aquamuseu_do_rio_minho_01
museu_bienal_de_cerveira