70 jovens latinos rumo à JMJ recebidos pelo executivo municipal

2023/07/28

Cerca de 70 jovens oriundos de três países da América Latina – Argentina, Bolívia e Venezuela – e da vizinha Espanha estão, por estes dias, no concelho de Vila Nova de Cerveira, numa estadia preparatória rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, para onde se deslocam na próxima segunda-feira. Como forma de assinalar a passagem pela ‘Vila das Artes’, o grupo, acompanhado pelos 67 jovens cerveirenses igualmente inscritos na JMJ, foi recebido, esta quinta-feira, pelo executivo municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Vereadora Carla Segadães começou por dar as boas-vindas e felicitar os jovens pelo espírito dinâmico e empenhado depositado em cada iniciativa realizada para alcançar o objetivo de estar em Lisboa com o Papa Francisco. Esta jornada de receção ficou marcada pela troca de ofertas, com o grupo de jovens a entregar uma tela pintada com a participação de cada um e, em nome do Município, as vereadoras Carla Segadães e Sónia Guerreiro ofereceram uma lancheira e um boné. No final, a Vereadora Carla Segadães lançou um desafio prontamente aceite: “Levem, com orgulho, a bandeira de Vila Nova de Cerveira para a JMJ!”.

O Padre Jorge Esteves, responsável pelo grupo de jovens cerveirenses rumo à JMJ, agradeceu a colaboração e a disponibilidade incansável da Câmara Municipal, concretizada no apoio logístico e alimentar, e na cedência de transportes, bem como felicitou as 26 famílias de acolhimento destes jovens.

O grupo de jovens estrangeiros, constituído por 22 bolivianos, 15 argentinos, 3 venezuelanos e 28 espanhóis, chegou a Vila Nova de Cerveira no início desta semana, e tem vindo a conviver com os 67 jovens cerveirenses que também vão participar na JMJ, partilhando culturas, experiências e reflexões.

Com viagem marcada para Lisboa, para segunda-feira, dia 31 de julho, os dias têm sido marcados por momentos de oração e uma eucaristia diária, além de animação e atividades interativas. Durante esta quinta-feira, o grupo visitou vários pontos de interesse do concelho de Vila Nova de Cerveira, nomeadamente o Convento San Payo, o Museu da Bienal de Cerveira, o Aquamuseu do Rio Minho, o centro histórico e um almoço-convívio no cenário natural do Parque de Merendas da Lenta. Do programa faz parte para esta sexta-feira, uma visita a Viana do Castelo e Caminha, e para sábado uma deslocação a Ponte de Lima. O domingo é dia de desfrutar da família, através da partilha de vivência, fé e cultura na Sra. da Encarnação, estando ainda prevista uma caminhada ao Cervo, a plantação de uma árvore JMJ, culminando com uma fotografia de grupo e um jantar partilhado com arraial popular.

As Jornadas Mundiais da Juventude decorrem, entre 4 e 6 de agosto, em Lisboa, com a presença do Papa Francisco.