Município participa na comemoração do 32º aniversário do NRP Rio Minho

2023/08/02

A lancha de fiscalização Rio Minho comemorou, esta terça-feira, dia 01 de agosto, o seu 32º aniversário ao serviço da Marinha Portuguesa. A efeméride foi assinalada a bordo, com um ato simbólico, que contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, António Quintas, e da Vereadora da Câmara Municipal com pelouro da Educação, Sónia Guerreiro, em representação do Município de Vila Nova de Cerveira.

A comemoração de mais um ano em missão permanente no Troço Internacional do Rio Minho (TIRM) ficou marcada pelo convívio entre os representantes das entidades convidadas, culminando com o corte do bolo de aniversário e de um brinde com vinho verde de honra.

Instalada no cais de Vila Nova de Cerveira, o NRP Rio Minho foi aumentado ao efetivo da Marinha Portuguesa a 1 de agosto de 1991. Esta lancha de fiscalização foi concebida para a patrulha da fronteira fluvial norte de Portugal, principiada em 1864, tendo como missão fiscalizar e controlar as águas do Troço Internacional do Rio Minho, a jusante de Valença, e, ocasionalmente, a área costeira adjacente à sua foz, exercer presença naval, executar atos de representação e contribuir para o sistema de busca e salvamento marítimo.

De momento, o navio é comandado pelo Segundo Tenente Guilherme Santos do Nascimento, desde 1 de setembro de 2021, e conta com uma guarnição composta por oito militares.