Autarquia oferece cadernos de atividades e credenciais virtuais aos alunos do concelho

2023/08/11

Consciente da importância de uma preparação atempada e concertada para o sucesso do arranque de mais um ano letivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira mantém a oferta dos cadernos de atividades a todos os alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade do concelho, bem como as credenciais de acesso virtual alargada ao ensino secundário. A medida abrange um total de 910 alunos, num investimento de cerca de 45 mil euros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, esta medida visa “minimizar os significativos encargos financeiros que as famílias têm que suportar no início do ano letivo”. Rui Teixeira sublinha que “a estratégia municipal para área educativa assenta no propósito de um ensino equitativo, de qualidade e incentivador, de modo que todas as crianças e jovens aproveitem da melhor forma os desafios e as oportunidades educativas que lhes são proporcionadas”.

Rui Teixeira sustenta ainda que “a autarquia tem realizado um forte investimento numa política de ação social escolar que responda às necessidades reais e efetivas das famílias, com a oferta de material escolar, mas também através da gratuitidade do transporte escolar a todos os alunos do concelho, do fornecimento de refeições escolares ou da atribuição de bolsas de estudo ao ensino superior, medida reforçada no corrente ano, quer no montante quer no número de candidatos elegíveis”.

Dada a especificidade de cada grau de escolaridade, a seleção das disciplinas a serem complementadas com os cadernos de atividades foi da responsabilidade da Direção do Agrupamento de Escolas do concelho, e dos respetivos professores, por forma a melhor corresponderem às necessidades e expetativas educativas elencadas.

Além dos cadernos de atividades para todos os alunos do 1º ao 9º ano, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira oferece ainda as credenciais de acesso a cadernos virtuais, sendo extensível aos alunos do ensino secundário, considerando a relevância que as ferramentas digitais de ensino proporcionam enquanto instrumento de suporte a uma aprendizagem mais sólida.

A distribuição deste material escolar suplementar oferecido pela Câmara Municipal decorrerá logo no início do ano letivo 2023/2024.