Comédias do Minho leva “Há Filmes no Largo” a três freguesias do concelho

2023/09/19

Entre esta sexta-feira e domingo, as Comédias do Minho e a Memória Imaterial CRL revisitam a prática antiquíssima dos contadores de histórias - que vão desaparecendo das aldeias do Vale do Minho - com a apresentação do documentário "Da Memória às Palavras", de João Gigante. O objetivo é resgatar este património oral e dar uma nova forma de apresentação aos contos e lendas do território minhoto. De entrada livre e destinado a maiores de 12 anos, o documentário de 98 minutos vai ser exibido em Gondarém, Mentrestido e Sopo, às 21h00.

De acordo com a sinopse, “Da memória às palavras” é um filme-documento que se constrói em torno do espetáculo de narração oral “Uma Roda: entre histórias”. O processo de trabalho começa pelo acompanhamento de recolhas de património oral (lendas, contos, histórias e cantigas), no Alto Minho, pela equipa da Memória Imaterial Cooperativa Cultural.

A viagem continua com o processo dos atores das Comédias do Minho, a partir do manancial de histórias coletadas. Luís Correia Carmelo é o encenador e narrador que conduz a metamorfose dos atores em narradores ativos, criativos e interpretativos.

Este filme faz um desenho desde a recolha à apresentação, apontando os processos e os resultados: através da circulação do espetáculo devolvem-se os contos recolhidos e apropriados por cada narrador. Este filme fala de quem vive, guarda e usa a palavra como retrato do quotidiano, do seu território. Saber contar histórias é beber das memórias a elasticidade narrativa de quem as contou. É trazer ao presente um olhar transversal sobre o tempo que nos atravessa e sobre o tempo que virá.

Programa:

• Sexta-feira, dia 22 - Junta de Freguesia de Gondarém
  • Sábado, dia 23 - Polidesportivo de Mentrestido [ou JF Mentrestido, em caso de chuva]
  • Domingo, dia 24 - Junta de Freguesia de Sopo

Ficha Artística:

• Realização: João Gigante
  • Com: José Barbieri, Luís Correia Carmelo, Cheila Pereira, Luís Filipe Silva, Rui Mendonça, Sara Costa, Ana Sofia Paiva, António Fontinha, Cristina Taquelim, Paula Carballeira, Magda Henriques, Hugo Montenegro, Théo Wengleswski, Pedro Morgado, Luís Carlos Silva, Liliana Claro, Vasco Ferreira
  • Imagem e Áudio: João Gigante
  • Montagem e Pós-Produção: João Gigante