Investigação contínua sobre o rio Minho considerada fundamental pelas entidades presentes no Simpósio Ibérico

2023/11/17

“Estamos aqui reunidos porque nos preocupamos com a sustentabilidade futura dos rios, em especial do nosso rio Minho”. Foi com este mote que a Vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Sónia Guerreiro, deu início, esta manhã, ao XI Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, a decorrer entre esta sexta-feira e sábado, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, tendo como temática central a poluição dos rios.

Na sessão de abertura, a Vereadora Sónia Guerreiro sublinhou a importância deste encontro de investigadores, pescadores e comunidade “em prol da atualização permanente do conhecimento e a criação de um espaço de discussão multidisciplinar em torno dos recursos naturais da bacia hidrográfica”. Realçando que “todos os contributos são importantes”, Sónia Guerreiro elogiou “o trabalho colaborativo e em sinergia entre os participantes e instituições, considerado fundamental no que diz respeito à especialização, às competências e ao desenvolvimento de Know-How”.

Por sua vez, o Diretor do Aquamuseu do Rio Minho recordou que “este certame, realizado há já 11 anos, tornou um rio – o Minho – de globalmente desconhecido no passado, para um centro de estudo por várias instituições – portuguesas e espanholas - que, em complementaridade, analisam todos os detalhes como fundamentais”. Carlos Antunes acrescentou ainda que o simpósio ibérico se apresenta “como uma grande oportunidade para os jovens darem a conhecer os seus trabalhos”, lamentando que “o trabalho de investigação esteja muito dependente de fundos comunitários o que, muitas vezes, obriga a interrupções por falta de financiamento. É extremamente importante ter pensamentos fluídos sobre a região”.

Durante dois dias, o Aquamuseu do rio Minho promove mais um encontro de investigadores e interessados no futuro dos recursos naturais da região, com especial enfoque no rio Minho. No total, o XI Simpósio Ibérico Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho conta com a apresentação de 25 trabalhos científicos, além de um espaço de debate e troca de experiências entre os cientistas e a comunidade, em particular os pescadores.

De cárter bienal, o Simpósio Ibérico procura uma atualização permanente do conhecimento em torno de temáticas que interferem diretamente com a gestão e a vivência do rio Minho, impulsionando sinergias e criando oportunidades de iniciativas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação na área da Cooperação.

A participação de oradores representando diversas instituições de Portugal e de Espanha reflete o interesse sempre ativo em torno do rio Minho como unidade de estudo e investigação, assim como de cooperação. Estarão representadas as Universidades do Porto, Aveiro, Évora, Santiago de Compostela, Vigo; a Fundação Ciências Tecnologias do Mar-Vigo (CETMAR), o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e a Autoridade Marítima.