Município aposta e valoriza a cultura do interior do concelho

2023/12/29

“Este projeto é um claro exemplo do que se pretende para o concelho e da política de proximidade adotada por este executivo. Estamos a promover a cultura de Mentrestido”. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, presidiu, esta quinta-feira, à cerimónia de inauguração do espaço de preservação do património cultural imaterial da Freguesia de Mentrestido, “uma iniciativa completamente integrada na estratégia municipal de valorização das populações do interior e de combate à desertificação e de salvaguarda da identidade local”.

O espaço polivalente, que será gerido pela Junta de Freguesia de Mentrestido, resulta da requalificação profunda dos edifícios da antiga escola primária e do infantário daquela localidade, e que passa a acolher experiências de turismo de aldeia dedicado às artes e ofícios do linho, lã e crochet e à gastronomia associada ao “bolo no tacho”, bem como o serviço de atendimento médico da freguesia – SNS 24, atualmente a funcionar numa sala da sede da junta de freguesia.

De acordo com o autarca Rui Teixeira, “a salvaguarda da identidade local, através da dinamização de atividades intergeracionais que possam contribuir para uma transmissão de conhecimentos e de experiências de geração em geração acarreta um valor incalculável”. “A partir de agora, quem visitar as belas paisagens naturais de Mentrestido, pode juntar ao roteiro um conjunto de experiências com séculos de história”, disse.

Na prática, a vertente dedicada às artes e ofícios caracteriza-se pela dinamização de oficinas de trabalho para proporcionar experiências aos visitantes de Mentrestido; a criação de espaços expositivos de forma a perdurar no tempo a arte de tecer o linho e a lã e a arte do crochet, assegurando a memória coletiva da comunidade local. Já a vertente gastronómica perspetiva a dinamização de espaços para a confeção do ‘bolo no tacho’ em fins-de-semana gastronómicos e em workshops, gerando um importante nicho de promoção e divulgação dos recursos e produtos endógenos, mas também na criação de emprego.

A requalificação dos dois edifícios públicos resulta num investimento de cerca de 300 mil euros, financiado através do Programa Operacional Regional do Norte 2020 com um fundo FEDER na ordem dos 194 mil euros e um apoio de 110 mil euros da Câmara Municipal, no âmbito da candidatura designada de "Qualificação das Experiências de Turismo de Aldeia no Minho – Valorização da Aldeia de Mentrestido/Vila Nova de Cerveira".

inauguracao_mentrestido_005
inauguracao_mentrestido_013