Nota de Esclarecimento - Reconstrução e reforço estrutural de pontão em Gondar

2024/01/09

O ano de 2023 foi particularmente fértil em intempéries, desde o primeiro dia de janeiro até ao final do ano, e o concelho de Vila Nova de Cerveira não foi exceção.

Consequência das ocorrências registadas no final de outubro e início de novembro, algumas estradas e infraestruturas municipais ficaram danificadas, impedindo a passagem de pessoas e a circulação de veículos por razões de segurança. Um desses casos diz respeito à estrutura do pontão sobre o ribeiro de Castro, na União de Freguesias de Candemil e Gondar.

Considerando o valor em causa e a necessidade de uma intervenção mais alargada na antiga estrada nacional 302, os técnicos municipais elaboraram um relatório de avaliação que serviu de base para solicitar o respetivo apoio ao Governo, mais concretamente ao Ministério da Coesão Territorial, sem, contudo, ter obtido qualquer resposta até ao momento.

No caso concreto do pontão sobre o ribeiro de Castro, na União de Freguesias de Candemil e Gondar, e consciente da necessidade da sua utilização, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira considerou aquela reparação como prioritária, porém, as condições meteorológicas permanentemente adversas e o elevado caudal da água não permitiram a execução da intervenção, estando o início agendado para a semana e o prazo de conclusão para o início do mês de fevereiro.

Neste momento, e perante a existência de um conjunto de publicações incongruentes nas redes sociais sobre este assunto, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, esclarece:

“O Município, e os seus serviços, estão sempre atentos às várias necessidades das populações e prontos para agir em todo o Concelho. Para a Câmara Municipal, todos os munícipes são iguais e merecem a mesma consideração, e todas as freguesias são importantes, pois o concelho é uno e rico na sua diversidade.

É nosso propósito e vontade que as intervenções necessárias se realizem no mais curto espaço de tempo e com o menor prejuízo para os munícipes, lamentando nem sempre ser possível.

É lamentável a tentativa de criar atritos públicos mediante publicações pouco informadas.

Repudio, principalmente, a publicação da União de Freguesias de Candemil e Gondar, uma instituição que deveria pugnar pela paz social e pela informação, pois tem a obrigação de esclarecer a população e não de a confundir.

A União de Freguesias de Candemil e Gondar foi tempestiva e devidamente esclarecida pelos serviços municipais ao longo dos últimos meses.

De realçar ainda que, na Assembleia Municipal de 18 de dezembro, o Presidente da União de Freguesias de Candemil e Gondar não proferiu qualquer intervenção ou interpelação a expor a sua preocupação e a da população residente.

Estou convicto de que, quando existem situações de insatisfação, a Assembleia Municipal é o local indicado para as denunciar. Os cidadãos da freguesia elegeram o seu Presidente para os representar na freguesia e na Assembleia Municipal.

É assim que funciona, e bem, a Democracia, permitindo todas as informações para as diversas preocupações levantadas, e o executivo municipal nunca se negou a prestar os esclarecimentos devidos para que o Presidente da União de Freguesias Candemil e Gondar possa transmitir aos seus fregueses.

Esta atuação é ainda mais grave uma vez que o Presidente de Junta tem abdicado do tempo disponível da União de Freguesias de Candemil e Gondar, trocando-o por intervenções a favor de um Movimento Associativo com intervenções políticas não relacionadas com a União de Freguesias.

Neste momento, o início da intervenção acontece para a semana, com conclusão para o início do mês de fevereiro, se as condições meteorológicas assim o permitirem, bem como o caudal do ribeiro em causa”.

pontao_gondar_1
pontao_gondar_2