Cerveira no ranking dos 10 Municípios mais transparentes

2015/12/10

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira obteve o 5º lugar na classificação do Índice de Transparência Municipal 2015, de um total de 308 concelhos avaliados. O executivo sublinha que este resultado corrobora a continuidade da aposta numa política de proximidade e de maior interação entre Município/Munícipe.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Transparência e Integridade, Associação Cívica avaliou a informação disponibilizada pelas Câmaras Municipais nos seus Portais na Web. Os resultados desta avaliação foram revelados esta quinta-feira, e colocam Vila Nova de Cerveira na 5ª posição, com um score de 86,26 numa escala de 0-100. No top 10, Vila Nova de Cerveira é o concelho que regista a subida mais significativa, ao ter galgado da 287ª posição, em 2014, diretamente para o 5º lugar, no corrente ano.

O edil cerveirense mostra-se satisfeito com uma posição que vai mais de encontro ao trabalho e serviço público que o executivo vem desempenhando. Fernando Nogueira confirma que a autarquia sempre procurou disponibilizar todas as informações úteis e os contactos relevantes, bem como dar a conhecer a atividade municipal nas mais diversas áreas.

O Índice de Transparência Municipal é liderado pela autarquia de Alfândega da Fé (94,23), seguido de Arcos de Valdevez (89,84) e Carregal do Sal (88,87).

As pontuações resultam de uma avaliação da informação de acordo com 76 indicadores, agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.